PROJETO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
INTRODUÇÃO
Neste trabalho de estágio, tem como objetivo identificar e analisar As atividades no contexto escolar, onde a interação social é fator Primordial dos processos pedagógicos decorrentes sobre etapas De evolução e desenvolvimento da criança, suas relações com o Meio sócio-cultural e o papel da linguagem e da própria escola Neste desenvolvimento e da Educação Infantil. Como o professor tem se posicionado dentro deste contexto as propostas favorecem o professor dando suporte a ele no sentido de introduzir as atividades de forma coesa e objetiva, visando sempre a necessidade do aluno. Neste processo dos professores com a aprendizagem dos alunosverá a importância do projeto político pedagógico inserido na escola e como funciona dentro do Referencial Curricular Nacional. Todo conteúdo e estratégias ministrados pelos professores dentro de sala de aula estão voltados para este projeto, para que se abra questões que permitam ao aluno manifestar desde cedo sua opinião, apontando assim, primeiramente a dificuldade e necessidade de cada aluno.
1. Adaptação
1.1. Identifique de que forma a escola realiza a adaptação dos alunos traçando um roteiro das atividades principais que compõem este momento:
Reunião mensal com os pais e professores.
Acolhida: antes de começar as aulas, todos os dias, os alunos se reúnem no
Pátio da escola com a coordenadora pedagógica para cantar o hino nacional,
Orar e ter uma conversa informal sobre algum tema escolhido semanalmente.
Relação: Escola/Família. Tratando com atenção os problemas escolares ou
Familiares vivenciadas pelos alunos.
Oficinas de trabalho;
Construção de maquetes;
Roda de bicicleta;
Coletânea de brincadeiras.
1. Adaptação
A acolhida; pois é importante oferecer às crianças condições para que aprendam A conviver a ser e a estar com os outros, assumindo assim, uma atitude de respeito, Confiança e independência. Por meio desta interação, observamos que é muito Importante esta experiência para o autoconhecimento e para o desenvolvimento Da capacidade de se relacionar com o outro. É por meio deste momento que a Criança poderá progressivamente aprender a compartilhar suas vivências, Utilizar seus recursos pessoais para enfrentar situações de conflitos, valorizar as ações de cooperação e solidariedade e desenvolver atitudes de ajuda e colaboração em relação ao outro.
1. Adaptação
1.3. Comente o nível de relação entre o projeto pedagógico da escola e o
Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Comente os principais Pontos de concordância e discordância entre ambos.
Projeto Político Pedagógico X Referencial Curricular Nacional
Antigamente, acontecia que, se a estrutura planejada no inicio do ano À que foi estabelecida no projeto político pedagógico da escola Estivesse sendo rigorosamente obedecida, significava que o plano Curricular estava sendo bem formado e coerentemente respeitado Em suas determinações. Hoje, existem novas teorias de currículo Escolar que nos são apresentados como recursos. O currículo Escolar atual não é o mesmo de antes, mas o currículo escolar se Forma a parti das necessidades de cada escola e de cada aluno.
As crianças antes mesmo de entrar na escola, já possui uma vivência Sócio-cultural, e a tarefa do educador são de manipular pedagogicamente Esta vivencia. Desse modo, o que se conclui e que, há uma manifestação a favor De uma educação voltada para o respeito e que valide saberes popular
Como parte integrante de conteúdos significativos para a formação do currículo escolar das crianças das series iniciais.O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é uma Proposta pedagógica que vem contemplar nossas expectativas Com relação à cultura. Como se percebe, o Referencial Curricular Nacional, mesmo sem fazer referencia direta a expressão currículo Escolar, sugere que as atividades escolares e as questões de Individualidade seja considerada com objetivos específicos Dentre os quais a promoção das capacidades afetivas, emocionais, Sociais e cognitivas da criança. A proposta de ensino que orienta as pratica Pedagógica dos docentes traz explicitada que o foco central da Educação Infantil É a formação de cidadãos críticos autônomos, atuantes, preocupados Com as causas humanitárias e ambientais, portanto a Educação Infantil Segue os preceitos gerais da Educação escolar e desenvolver seu Projeto Político Pedagógico de forma ampla. No RCN para a Educação Infantil os aspectos emocionais e afetivos É tão relevante, quanto o cognitivo, em decorrência disso entende-se que Devem existir vínculos estreitos entre razão e emoção para que o desenvolvimento infantil não seja comprometido.Nesta perspectiva o Referencial Curricular Nacional é um guia de orientação que serve de base para os profissionais do sistema de ensino, tenham base para a elaboração de projetos educativos singulares e diversos.O Projeto Político Pedagógico busca uma direção e é uma ação intencional, com um sentido explicito, com um compromisso e definição coletiva. Já o Referencial aponta metas de qualidade a serem seguidos, visando à integração da identidade da criança, objetivando a socialização das etapas educacionais.
2. Alfabetização
2.1. Conhecendo o projeto pedagógico da escola para as series de alfabetização Identifique se na instituição de ensino em que você esta visitando alfabetização é concebida como instrumento integrador nos projetos e como ferramenta de Interpretação e apreensão do mundo. Elabore um comentário acerca da situação Real observado:
Mediante a visita, observei que nesta instituição de ensino o projeto pedagógico
Tem uma importância extraordinária, é um fator primordial e fundamental
dentro do Ensino e aprendizagem do aluno. A equipe de professores, juntamente com ages tora E coordenadora da escola, questionam sempre em empregar o Maximo todas as idéias De melhorias e enriquecimento para a evolução de todas as crianças. Procuram sempre em trabalhar no processo de resolver problemas de natureza lógica, Compreendendo de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem Para que possam escrever e ler por si mesmos, e com isso tornar capaz a criança de ler E escrever. E ler significa a essa equipe de educadores, mais do que apenas decodificar Símbolos é sentido significativo, ao que os olhos acompanharam e o cérebro decifra, Ou seja, é saber para quem está lendo e levantar conhecimento prévio acerca do texto Que será lido.
2. Alfabetização
2.2. Identifique se a proposta de atividades da escola especifica para os alunos
Em processo de alfabetização, promovem de forma positiva a interação e a comunicação Entre as crianças;
-Identificar qual é a atividade;
-Quando ela ocorre;
-O que a criança aprende;
-Analise do aluno se a atividade identificada promove de forma positiva a integração E comunicação entre as crianças.
(A)-As atividades são realizadas através de leitura diária de ditado, através do dialogo Aberto com as crianças sobre a leitura, com leitura ilustrada, redação, interpretação de Texto com exposição de trabalhos, poesia, etc.
b) Os projetos são realizados semanais, por isso diariamente estão trabalhando com a leitura e a escrita dentro da sala de aula, é uma forma de interação direta com a criança.
c) o aprendizado da criança fica cada vez mais fácil e rápido, porque a escola veste verdadeiramente a camisa e se empenha o Maximo para que o aprendizado
Da criança se evolua.
d) Quase sempre e analisado esse tipo de atividade de forma positiva, porque além do interesse dos professores, a evolução dos alunos, a escola também procura trazer sempre que possível a participação da família na escola.
2. Alfabetização
2.3. Considerando que a musica é uma linguagem expressiva muito importante e deve ser incentivada desde as séries iniciais. Indique de que forma a escola vem trabalhando o desenvolvimento musical de seus alunos:
“... Ta na hora de merendar
Ta na hora de merendar
Vamos comer bem devagar
Vamos comer bem devagar
Papel e toalha não se jogam no chão
“Porque e falta de educação...”
A escola trabalha a musicalidade com as crianças desde a entrada, recreio e atividades em classe. Na entrada é desenvolvido o momento cívico, onde as crianças cantam o hino nacional, o hino do Pará ou o hino do Estudante. Nas aulas de Educação Religiosa é trabalhado este lado com mais freqüência, permitindo a criança a desenvolver o seu potencial e trabalhar o seu lado emocional e a afetividade de uma forma mais abrangente.
A letra desta musica nos passa uma mensagem muito educativa, primeiro nos chama a atenção para o horário do lanche, pois sabemos que é preciso nos alimentar no horário certo, sabe-se também que é preciso mastigar bem os alimentos para que haja uma boa digestão, não devendo assim comer os alimentos com pressa. E por ultimo, nos ensina a sermos bem educados, nos auxiliando e mostrando que não se deve sujar o lugar onde estamos que lixo se joga no lixo, enfatizando assim a educação ambiental que todo cidadão deve ter e manter para haver uma vida saudável.
2. Alfabetização
2.4. Elabore um relato das atividades de exploração das Artes Visuais trabalhadas na escola. É trabalhado na praticidade e dentro das propostas de atividades vigentes do projeto e tem como finalidade principal, o desenvolvimento do aluno como pessoa e como cidadão consciente que vive, participa e interfere na sociedade e dela recebe benefícios e influencias através das Artes que visualiza e manuseia. Neste aspecto, as questões ou atividades desenvolvidas, são sempre praticas, objetivas e muitas vezes, trazendo desafios para a criança nesta idade de curiosidade,onde ela mesma pratica com os outros a socialização dos recursos propostos inseridos na Arte Visual.
3. Natureza e Sociedade
3.1. A observação e exploração de seu meio natural e social são importantes para a criança reconhecer-se como integrante de um grupo social, inserida em um ambiente. De que forma a escola atua neste aspecto? É fundamental o relacionamento da criança dentro do convívio social e com o meio ambiente, pois todo o ser humano precisa viver em sociedade e em contato direto com a natureza, até porque é essencial para a nossa saúde, pois é a contaminação do meio ambiente traz danos desastrosos à sociedade. A escola atua nesse aspecto através da conscientização que ela procura fazer dentro da sala de aula, ou fora da escola. É o seu papel principal é preparar os alunos para a vida, para a sociedade e para o mundo, ou seja, procura sempre repassar a crianças os valores, a importância e o verdadeiro significado da palavra cidadania, respeito, direitos e deveres que cada pessoa, que cada criança tem e que precisam ser respeitados e valorizados.
4. Matemática
4.1. Identificando o processo de construção dos conceitos matemáticos desenvolvidos pelos alunos da escola visitada, observe até que ponto estes conceitos são trabalhados a partir de situações do cotidiano das crianças.
Descreva como a escola trabalha os conceitos matemáticos.
A partir do momento que a escola percebe a dificuldade do cotidiano das crianças destro da sala de aula, imediatamente a coordenação juntamente com os professores sentar e procurar resolver da melhor forma possível a dificuldade do aluno. E a partir de então, que e detectado a deficiência do aluno, as professoras procuram criar métodos e meios para suprir essa dificuldade, mesmo com o pouco recurso e a carência de material que a escola oferece, mesmo assim, procuram sanar esses problemas da melhor maneira. E em se tratando do processo de construção dos conceitos matemáticos as professores desenvolvem os seus trabalhos de uma maneira simples, humilde e com bastante seriedade e responsabilidade, ou seja, quando elas percebem a grande dificuldade do aluno, elas dão uma pausa mais na sua aula, vão mais devagar em suas explicações e não saem de um assunto, enquanto não perceberem que realmente a criança aprendeu o assunto repassado, além também de suas criatividades, tais como: criações de jogos, como, bingo, tabuada no baralho, domino, boliche nas garrafas de refrigerantes, Sab atinha, ou seja, aula de tabuada e procuram também sempre trabalhar muito em cima das quatro operações, e ate mesmo trabalham com redação sobre o assunto dado no dia-a-dia. Então, através de processo, desse meio a escola procura encontrar soluções para toda a qualquer dificuldades do aluno.
4.2. Observe e emita um comentário acerca do conhecimento ou não que o professor tem do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, bem como de outros materiais de referencia para a prática de sala de aula.
O comentário a ser feito a esse aspecto é que nem sempre o professores tens acesso sobre o Parâmetro Curricular Nacional, porque a secretaria de Educação do município não repassa as escolas e quando isso acontece infelizmente, observa-se que o hábito de leitura entre os educadores torna-se escasso e precário o trabalho que se visualiza dentro da sala de aula são com livros, revistas, jornais e outros, e também trabalham muito em cima da revista Escola, e através desses recursos procuram de uma maneira bem simples, mas com bastante boa vontade, repassar um bom conhecimento dentro do ensino e aprendizado do aluno.
5. A alfabetização como recurso de integração dos conteúdos dos projetos.
5.1. A escola tem conseguido integrar de forma coerente todos os conteúdos constantes nos projetos trabalhados?
Na medida do possível a escola tenta repassar todos os conteúdos inseridos nos projetos pedagógicos. Os projetos são geralmente estimados para a duração de uma semana, ou até mesmo quinze dias no máximo, depende muito com que a escola pretende trabalhar com os alunos na sala de aula. Os projetos são montados geralmente em conjunto e de comum acorde com todos os professores, coordenação e gestão escolar. A cada projeto montado tem como objetivo e finalidade detectar e visualizar todas as dificuldades encontradas em sala de aula e a partir de então, tentar alcançar e almejar sucesso no aprendizado do aluno, principalmente dentro da leitura e da escrita, que é a meta principal dos projetos elaborados.
Neste trabalho de estagio supervisionado, foi observado o trabalho da escola em referencia aos alunos e principalmente o papel do professor como educador pesquisador e dinâmico. A escola trabalha com base em projetos, que são aceitos e colocado em pratica pelos demais profissionais da educação, visando sempre o bem estar e o aprendizado do aluno e seu desenvolvimento como futuro cidadão. Os professores com muita boa vontade e carinho para com os alunos, estão sempre em busca de novos conhecimentos para poder repassar para os mesmos. Eles estão sempre inovando e usando de estratégias pedagógicas para que os alunos estejam motivados a praticar a leitura e a desenvolver o seu potencial e criatividade, tornado assim, criança critica e responsáveis, conhecedoras de seus direitos e deveres, e com isso tornando e promovendo a interação e integração entre alunos, professores e coordenador, abrangendo assim toda comunidade escolar e alcançando as famílias dos alunos que estão inseridos neste processo.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CEIFMBA-Margarida Bruno de Avelar
Diretora: Leci Barata
Internet: RCN/PPP (pesquisa realizada)
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