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sábado, 11 de junho de 2016

Planos de aulas

PLANO DE AULA 1


TEMA: Criando a Arte
2º ciclo 4º ano
INTRODUÇÂO: A criação de obras através de contos, nos dar a idéia de viajar pela imaginação e alcançar um mundo maravilhoso de pensamentos, onde ações serão apreciadas e produzidas em formas artísticas.
JUSTIFICATIVA: “Na poesia, a gente salta de um pico para outro. O pensamento salta, o pensamento dança. Isto é poesia. Quando começamos a dançar com o pensamento, descobrimos a suprema felicidade de pensar.” Nietzsche
OBJETIVOS:
GERAIS- Explorar e identificar elementos da história para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento  literário e cultural.
ESPECIFICOS_ Perceber e expressar sentimentos e pensamentos, por meio de idéias criadas a partir de atividades propostos;
-Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
METODOLOGIA: Através de uma história contada pelo professor, o aluno deverá transmitir para o papel, sua própria visão da historia, através de desenho. (Saci o amigo da onça)

RECURSOS: Papel chamequinho, caneta, lápis de cor, giz de cera.
ATIVIDADES: Interpretação oral e escrita.
AVALIAÇÂO: Será através da participação das atividades expostos

PLANO DE AULA 2


2º CICLO: 3º ano
TEMA: A Arte de brincar.
INTRODUÇÃO: A criança se movimenta nas ações de seu cotidiano, evidenciando a arte através do brincar, sendo assim, suas ações físicas e descobertas são atividades dinâmicas que lhes possibilitam criar e vivenciar os fatos que a rodeiam.
JUSTIFICATIVA: Harmonizar de maneira integradora as potencialidades de cada criança no sentido de envolvê-las em atividades que lhes possibilitem descoberta da arte.
OBJETIVOS.
GERAIS: Interessar-se pelas próprias produções, pelas das outras crianças e pelas diversas obras artísticas, que o brincar proporcionam.
ESPECIFICO: Utilizar materiais para ampliar suas possibilidades de brincar com a arte; ampliar seu conhecimento de culturas passadas através do brincar; resgatar o antigo trazendo a arte para o presente.
METODOLOGIA: Orientar  a criança no momento de suas atividades e fazê-la compreender que o prazer de brincar é uma arte e, pode lhe possibilitar vivenciar e aprender valores.
RECURSOS: corda
ATIVIDADES: Tarefas realizadas com a corda, interpretação oral
AVALIAÇÃO: Será realizada através da observação e desempenho das crianças quanto a participação das atividades desempenhadas.
CRONOGRAMA: 2 dias
BIBLIOGRAFIA: Apostila da Unip.

PLANO DE AULA 3


TEMA:Educação em busca de soluções através da Arte.
2º ciclo: 5º ano
INTRODUÇÃO: A Arte tem por objetivo trazer mudanças para a sociedade, dando oportunidades para o aluno se relacionar com uma nova realidadeatravés da educação, pois através da arte o aluno demonstra seus sentimentos e sua personalidade.
JUSTIFICATIVA: Colocar em prática as propostas construtivistas. “Criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas e não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram – homens que sejam criadores, inventores e descobridores” Jean Piaget.
OBJETIVOS.
GERAL: Fazer com que o aluno se comunique através da arte, mantendo umabusca pessoal ou coletiva, desenvolvendo assim, o fazer e o pensar sobre a arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação.
ESPECÍFICO: - Utilizar a arte como meio de expressão, para o aluno demonstrar seus sentimentos e sua personalidade;                  
- Fazer uma reflexão para que flua as produções artísticas;
- Despertar no aluno a sensibilidade de seus sentimentos e emoções.
METODOLOGIA: Orientar a criança no momento da descontração, onde será realizada uma dinâmica chamada cadeirinha. DESCRIÇÃO: Três a três, A e Bcom os braços entrelaçados deverão conduzir C que vai segurando-se no pescoço de A e B, até um determinado local estipulado pelo professor.

RECURSOS: papel chamex, caneta.
ATIVIDADES: Redação com o tema. A arte pode mudar uma vida; interpretação oral e escrita.

AVALIAÇÃO: Será feita através do desempenho e participação do aluno, onde será observado o seu desenvolvimento e aprendizagem da atividade proposto.
CRONOGRAMA: 3 dias
BIBLIOGRAFIA: Apostilas da Unip.

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