ABORDAGENS
Diante das condições de ensino aprendizagem no nosso país e das bases teóricas que vem sendo desenvolvida durante anos, alguns professores se deparam com disparidade entre o que é produzido na ciência e o que de fato pode ser ensinado e aplicado na sala de aula. Os professores deparam-se com algumas vertentes teóricas que serão abordadas neste trabalho, e seus respectivos pensadores como:
Georges snyders - Abordagem Tradicional;
Burrhus Frederic Skinner-Abordagem Comportamental;
Alexander Neill e Carl Rogers: Abordagem Humanista;
Sigmund Freud -Abordagem Psicanalítica;
Daniel Goleman -Inteligência Emocional;
Howard Gardner -Inteligências Múltiplas.
ABORDAGEM TRADICIONAL
A Abordagem Tradicional é amplamente difundida há anos no Brasil. É um método educacional onde visa à reprodução dos modelos determinados pela sociedade, e transmitidos pelos professores através de um sistema onde considera-se, que o distanciamento entre o professor e seus alunos é necessária para evidenciar que o aluno era subordinado ao professor dentro da sala de aula.
Estes conviviam em um ambiente ríspido, com isso não havia interação no desenvolvimento.Segundo Georges Snyders o ensino tradicional é o verdadeiro, onde o aluno é conduzido a ter acesso à literatura, a artes e com isso demonstre o seu raciocínio de forma mais segura. Nesta abordagem o ensino está centralizado no professor, considerado o detentor do saber, enquanto que aluno é um mero ouvinte, aquele que escuta as informações transmitidas a ele. Para Paulo Freire esse sistema se baseia na educação bancária, onde é depositado no aluno, informações e conhecimentos e estes são armazenados.Émile Chárlier defende a abordagem tradicional, pois acredita que a escola é o lugar por excelência, onde se leciona,defende um ambiente físico e austero para que não haja distrações entre os alunos e que o professor deve manter-ser distante do aluno.Discordo em parte deste tipo abordagem de ensino, pois o professor não é o “Senhor sabe tudo’’, e o aluno não é um ser insignificante, cada individuo traz algum tipo de conhecimento que deve ser explorado e transmitidos, assim o conhecimento é mútuo, isto é, um aprendendo com a experiência do outro, com o potencial de cada um.Quanto a distancia mantido na relação professor aluno, este sistema diminui e restringe a aprendizagem, pois uma relação amistosa entre amigos, contribui na aprendizagem do aluno. O professor é um ser transformador de raciocínios críticos, e como tal deve sempre motivar o aluno a pensar e aprender.
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL.
De acordo com Skinner o comportamento do ser humano é modelado e reforçado a parti da recompensa, controle e planejamento cuidadoso das contingências de aprendizagem, ou seja, o homem é conseqüência das influência do meio em que vive, sendo que este meio e o comportamento podem ser manipulados e modificados.Para Skinner, o ensino deve ser planejado para levar o aluno a emitir comportamentos progressivamente próximos do objetivo final. Ele baseia-se na idéia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto, denominando assim a contingência de reforço, que pode ser positivo ou negativo. Defendendo a eficiência de reforço positivo, era contrário a qualquer tipo de punição e esquemas repressivos utilizados nas escolas. Sugere que o uso das recompensas e reforços positivos de conduta correta era mais atrativo do ponto do Vista social, e pedagogicamente eficaz. Tentou demonstrar que mediante ameaças e castigos se consegue resultados positivos muito mais baixos e com efeitos secundários muito piores do que com o sistema de reforço positivo.O conceito chave do pensamento de Skinner e o condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, que é uma reação a um estimulo casual. Discordo de Skinner quando ele rejeita noções como a do livre arbítrio e defende que todo comportamento é determinado pelo meio ambiente, embora a relação do individuo seja de interação e não passiva. Afinal o ser humano e alguém que pensa, que tem idéias e opiniões próprias capaz de transformar e modificar o meio e não ser somente modificado e transformado por ele.
ABORDAGEM HUMANISTA
Esta abordagem dar ênfase a relação interpessoal e ao crescimento que delas resultam relacionados ao desenvolvimento da personalidade do individuo em seu processo de construção e organização pessoal da realidade de atuar como pessoa integrada. Neill defendia o fim da hierarquia e da rigidez como meio de formar indivíduos livres e criativos.De acordo com Neill a educação deveria trabalhar basicamente o emocional do aluno. Ele acreditava que a convivência com os pais, com sua natural superproteção, impedia os filhos de desenvolver a segurança em si mesmo.O aluno deve ser capaz de construir seu próprio conhecimento bem como de se auto avaliar. O método de ensino é não diretiva, propondo que a criança se desenvolva sem intervenção, ao contrário da abordagem tradicional, o ensino era centrado no aluno e o professor é um facilitador da aprendizagem, pois não transmite conteúdo, e sim dá assistência, dando condições ao aluno de aprender. O desejo de Neill era que seu método fosse utilizado como remédio contra o sistema repressor imposto pela família, consumo e educação tradicional. Afirmava que toda interferência por parte dos adultos só tornam as crianças como robôs, roubam a alegria, descoberta e a superação de obstáculos. Neill acreditava que prêmios e testes desviavam o desenvolvimento da personalidade.Encontramos dois enfoques predominantes Rogers e Neil ambos enfatiza o papel do aluno, como principal colaborador do conhecimento humano, o ensino é central no aluno, onde o professor faz papel de facilitador. De acordo com Rogers, o homem é arquiteto de si mesmo, um ser em transformação, a tarefa do professor é liberar o caminho para que o estudante aprenda o que quiser, o aluno conduz o aprendizado ao seu modo.
Roger estava convencido de que só se aprende aquilo de que necessita ou o que querem aprender. A relação aluno professor deve ser impregnada de confiança e destituída de noções de hierarquia, avaliação, recompensas e punições estão totalmente excluídas.Muito interessante essas teorias, porém, discordo de Rogers quando ele diz que o aluno deve aprender o que quiser e conduzir o aprendizado ao seu modo. Acredito que toda criança deve ter limites para que haja disciplina em seu comportamento familiar e social, que não venha a ser, limites e disciplinas repressores, mas para que entenda que em tudo há regras e elas devem ser seguidas e respeitadas.
ABORDAGEM PSICANALÍTICA
Essa teoria estuda o funcionamento e a estrutura da personalidade humana.Para freud o funcionamento psíquico pode ser fruto direto das influencias educativas recebidas pelo individuo. Em suas afirmações, Freud apresenta os limites entre proibir e permitir ao aluno a realização de seus desejos . Em função da complexidad da psique humana dos obstáculos interiores ao processo de amadurecimento, conflito entre o desejo e as exigenciasda vida em comunidade,Freud gostava de pensar nos determinantes psíquicos que levam alguém a desejar conhecer saberes novos, querer aprender algo como um desafio para assua própria existência, já que esse interesse pela aprendizagem acontece nos primeiros estágios da vida impulsionando o individuo a querer saber mais. Segundo Freud a aprendizagem esta pautada na transferência de sentimentos e valores onde o Professor torna-se o depositário, recebendo do aluno positivamente ou negativamente algo que pertence a si mesmo. O professor se torna um ser importante, especial como alvo de tranferncia , alguém que foi investido pelo desejo do aluno e e a parti desse investimento que as palavras do professor ganha poder,passando a ser escutada, gerando assim uma aprendizagem de desafios.O Professor renuncia um modelo determinado por ele próprio para ceder aos desejos do aluno para conduzi-lo a conquista de uma autonomia.
Concordo quando se fala que a criança deve aprender a dominar seus instintos e que e impossível dar liberdade para seguir sem restrições seus impulsos, pois a educação tem que inibir proibir (apud Kupfer). quando penso em inibir e proibir, não falo de repressão e sim sobre a importância de se impor limites, direcionar a criança em limites de valores e princípios morais e sociais, respeitando as diferenças de cada individuo.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Harvard Gardner apresenta sua teoria de inteligências múltiplas, onde define a inteligência como a capacidade de resolver problemas cotidianos. Ao defini-la como capacidade, ele converte a inteligência em uma destreza que pode ser desenvolvida de varias formas. Segundo Gardner, o ser humano tem varias inteligências e todas nascem com o potencial das mesmas, e que a parti da vivencia do individuo com o ambiente e suas relações culturais, elas podem ser desenvolvidas e aprimoradas ou não.Embora Gardner não proponha um método pedagógico, ele afirma que a escola deve favorecer situações de aprendizagem para desenvolver as inteligências.
Os tipos de inteligências que Gardner apresenta são:
· Inteligências lógico-matematica;
· Lingüística;
· Corporal sinestésica;
· Inteligência espacial
· Inteligência musical
· Naturalista interpessoal e a
· Intrapessoal.
Concordo com a teoria de Gardner que e ressalta que o problema do sistema escolar não as trata igualmente, existindo vários tipos de aprendizagem devia existir vário estilo de aprendizagem, vários tipos de ensino. O mesmo matéria poderá ser apresentada, ensinada de formas diferentes se for levada em conta as diferentes inteligências.Com a teoria d Gardnr sabemos que a inteligência não e algo inato e imutável,pelo contrario, é algo que pode ser formada e desenvolvida de formas deferente.
ABORDAGEM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Daniel Goleman apresenta o conceito de inteligência emocional como o maior responsável pelo sucesso e insucesso do ser humano, o autor define a inteligência emocional como uma habilidade mental distinta e que rege sobre tudo as interações humanas, que envolve autoconsciência, saber lidar com as emoções, empatia, capacidade de se relacionar.
Goleman interpreta o termo “inteligência emocional” como as capacidades de motivar-se persistir frente às decepções: controlar os impulsos regulares o humor e evitar que os transtornos diminuam a capacidade de raciocínio.
Segundo o autor, o centro nervoso de nossa inteligência emocional e a amídala, localizada na base do cerro, onde e provoca da todas as reações de sobrevivência que foram armazenadas durante anos. Concordo com esta abordagem, as idéias de Goleman sobre inteligência emocional e importante principalmente na questão ensino aprendizagem. O professor que trabalha em sala de aula muitas vezes se depara com aquela criança que chegou triste de sua casa, ou que de repente começou a ser agressiva, enfim são varias situações. A a inteligência emocional que rege as nossas ações e a socialização, se a parte emocional não esta bem o resto fica prejudicado, o ser humana e um ser racional, porem, dotado de emoção inserido nessa emoção sentimentos e qualidades. no entanto e preciso saber lidar com certos conflito dentro e fora de aula pois a responsabilidade de educar e formar novos cidadãos não é somente da escola, mais sim da família,e esta família precisa entender rever seus conceitos nesse processo.
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