FUNDAMENTAÇÃO DA ÁREA
FUNDAMENTAÇÃO DA ÁREA
O ENSINO DA ARTE: Conforme a lei nº 9394/96, o ensino de arte é obrigatório na educação básica. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a área de arte abrange linguagens artísticas como as artes visuais, a música, o teatro e a dança. A arte é a expressão de uma época, sociedade e cultura. Ao longo dos anos, podemos observar que há diferentes produções artísticas e que foram construídas nas mais diversas práticas e relações sociais. Essas criações revelam a história sócio-cultural da humanidade, além de expressar, refletir e interpretar a realidade do trabalho criativo do ser humano, o qual expõe diversas visões de mundo através do ensino da arte. Por meio da arte o sujeito torna-se consciente de sua existência social, sendo assim, a importância do ensino de arte como exigência, para que ajaa necessidade de se perceber e entender a representação da realidade humano-social, formando assim, seres humanos criadores de obras de artes como forma de conhecimento de novas culturas.A arte é portanto, constituída de estímulos permanentes para que nossa imaginação flutue e crie mundos possíveis, com novas possibilidades de ser e sentir.
PORQUE ESTUDAR ARTE?: Desde o nascimento e ao longo de sua existência, o homem interage com o mundo por meio de diversas manifestações culturais. O homem é capaz de aprender e produzir arte, em especial no seu contato com a prática e com o conhecimento artístico, o qual efetiva a criação, produção artística. Nesta perspectiva, a função da arte como forma de conhecimento e de criação artística torna-se determinante à superação do homem desumanizado e rumo a construção de uma sociedade que melhor produza o sujeito, capaz de desenvolver o seu lado criativo. Estudar arte é portanto, ser estimulado a permanentes sentimentos e emoções, para que nossa imaginação seja um fator de criação de visualizar imagens de mundos e novas culturas.
A ARTE NA EDUCAÇÃO: A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por outras pessoas de diferentes culturas. Conhecendo a arte de outras culturas, o aluno poderá compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir, que pode criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer abertura `a riqueza e a diversidade da imaginação humana. Torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão a sua volta, no exercício de uma observação critica do que existe na sua cultura e do outro.
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