Este estágio
supervisionado mostra uma análise da atuação do gestor e os mecanismos
utilizados para trabalhar as práticas pedagógicas da gestão da educação
identificando as metas a serem atingidas pela instituição escolar. A gestão da
educação desempenha programas e propostas de capacitação para os educadores,
para que haja um rendimento avaliativo dos discentes inseridos neste contexto.
Programas que a escola desenvolve identificando as dificuldades na execução
desses projetos e seus mecanismos. A escola visitada é de ensino fundamental e
médio e fica na periferia da cidade, e atende uma demanda de setecentos e
cinquenta alunos, divididos por turnos manhã, tarde e a noite. É uma escola
grande com muitas salas arejadas, cantina, banheiros, sala de professores, sala
da diretoria, sala da coordenação pedagógica, bebedouros, e quadra de esporte. A
supervisão escolar tem perspectivas de ação, face ao processo de avaliação de
aprendizagem de seus discentes, assim como orientar os docentes quanto as
atividades e programas metodológicos e atividades propostas,para que haja uma
ação positiva e um desenvolvimento enriquecedor dentro dos parâmetros da
supervisão e processos avaliativos das atividades desempenhadas pelos
discentes.A escola trabalha com projetos que visa a democratização de todos,
como alunos, professores, coordenadores ,diretoria e família, estes projetos
estão inseridos na proposta do projeto político pedagógico, que vem dar suporte
norteadores a todos os outros processos e projetos desenvolvidos pela
supervisão escolar.
Sumário
1. GESTÃO DA EDUCAÇÃO
1
1.1. Identifique
os mecanismos utilizados pela Escola para trabalhar as práticas da Gestão da
Educação:
*Identificar
metas a serem atingidas;
*Definir
linha de atuação para o alcance das metas;
*Identificar
e avaliar o rendimento da proposta pedagógica (citar as modalidades de
avaliação do rendimento escolar: Diagnostica Formativa e Somativa)
*Relatar como
é realizado a avaliação do rendimento de alunos e professores e colaboradores
em geral
*Identificar
modelo de gestão
*Relatar
treinamentos e reuniões com o quadro funcional
*Relatar se a
escola investe na capacitação de professores e colaboradores
*Descrever a
importância do PPP para a gestão
2. DIDÁTICA DO ENSINO A DISTÂNCIA
2.1. Como a
escola prepara seus alunos para autogerenciamento de seus estudos?
2.2. Identifique
os meios usados pela escola para acompanhar o posicionamento critico de seus
alunos frente às diversidades da sociedade da informação (propagação da
tecnologia e comunicação)
*Identificar
meios e ferramentas para ter conhecimento das opiniões e criticas de seus
alunos em relação à sociedade de informações.
3. ECONOMIA E ÉTICA APLICADA A EDUCAÇÃO
*Verificar se
a escola tem trabalhado o pensamento de seus alunos quanto às questões abaixo
que fazem parte de nosso cotidiano:
*Economia;
*Desemprego;
*Política;
*Sociedade;
*Justiça.
4. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
4.1. Verificar
se a escola possui algum tipo de serviço próprio de encaminhamento de alunos
para o mercado de trabalho. Caso afirmativo, faça uma critica a respeito deste
tipo de serviço e proponha como a escola poderia desenvolver esta atividade.
2.
INTRODUÇÃO
Este estágio baseia-se
em pesquisas que foi desenvolvida em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental
e Médio, ”Rodrigues Apinagés”, localizada na Travessa Timbó, 23 – pedreira, no
município de Belém – PA. oferecendo o ensino fundamental o 1º ano ao 4º ano das
series iniciais, do ensino regular, nos turnos matutino e vespertino e o
supletivo noturno(EJA – 1º e 2º seguimento para a educação de jovens e
adultos). A pesquisa de estagio supervisionado foi realizada no período de 02
de maio a 11 de maio. Os participantes entrevistados foram a gestora
administradora a srª Carmem Lúcia
Pinheiro e a vice-gestora administradora a srª Terezinha Lima da silva e a
supervisora escolar, mediante um roteiro de entrevistas com perguntas abertas.
Segundo o administrador escolar, a escola pesquisada possui conselho de escola
e esta organizada em um conselho de classe. O objetivo deste estágio
supervisionado foi conhecer a atuação da supervisão escolar como identificar os
programas e projetos que a escola desenvolve e quais as dificuldades na
execução desses projetos e seus mecanismos. A escola pesquisada apresenta
sinais de uma gestão compartilhada e democrática e todos os projetos e
atividades propostas conta com o apoio e participação da comunidade
escolar.Enfim, o supervisor tem um papel político, pedagógico e de liderança no
espaço escolar e é importante ressaltar que o supervisor da referida escola é
inovador, assim como deve ser este profissional que atua na área de educação,deve
ser ousado e comprometido com o seu trabalho e o seu grupo ou equipe de
profissionais que o auxiliam.
Observa na atuação do
pedagogo na supervisão escolar as dificuldades enfrentadas é compartilhar com
os demais educadores é a grande tarefa da organização coletiva de trabalho nas
unidades escolares sob sua responsabilidade, que para administrar da melhor
forma possível, com responsabilidade e ética profissional se acha necessário à
colaboração de todos envolvidos neste processo.
1. GESTÃO DA EDUCAÇÃO
1.1. Identifique os
mecanismos utilizados pela Escola para trabalhar as práticas da Gestão da
Educação:
·
Identificar metas a serem atingidas;
·
Definir linha de atuação para o alcance
das metas;
·
Identificar e avaliar o rendimento da
proposta pedagógica (Citar as modalidades de avaliação do rendimento escolar:
Diagnóstica, Formativa e Somática);
·
Relatar como é realizado a avaliação do
rendimento de alunos e professores e colaboradores em geral.
·
Identificar modelo de gestão;
·
Relatar treinamentos e reuniões com o
quadro funcional.
·
Relatar se a escola investe na
capacitação de professores e colaboradores;
·
Descrever a importância do ppp para a
gestão.
Traçar
seu plano de ação anual, determinando objetivos e metas que pretendem atingir; definindo
e norteando juntamente com sua equipe técnica administrativa, a linha de ação
que pretende alcançar.
Cabe
ao gestor da instituição identificar e avaliar a proposta pedagógica, bem como
observar o resultado num processo de avaliação, observando também as
modalidades propostas pela equipe pedagógica. esse procedimento de se baseia
nos conteúdos e procedimentos de medida, como provas, testes objetivos e
colabora para a avaliação somativa, tanto a avaliação diagnostica quanto a
avaliação formativa, que a avaliação da aprendizagem e um ciclo de intervenções
pedagógicas de um mesmo processo.
O
processo avaliativo acontece obedecendo à modalidade diagnostica formativa e
avaliativa, a somativa envolvendo alunos, professores e equipe técnica. ao
gestor, toda e qualquer ação técnica administrativa se dá de forma
compartilhada com todos os segmentos da instituição, para que em conjunto se delibere toda e qualquer decisão
a ser tomada numa gestão democrática.
No
inicio do ano letivo acontece palestras sobre sistema avaliativo metodologias a
serem aplicadas pelos docentes aos discentes; reuniões com a finalidade de
preparação para serem colocados em pratica.
O
PPP é o norteador de todas as ações a serem desenvolvidas na escola, haja vista
envolver todos os segmentos em consonância com a filosofia e a missão da escola.
A avaliação do trabalho dos professores é feita e é responsabilidade da
coordenadora pedagógica e que apenas em casos extremos como na falta de seu
cumprimento de seus deveres legais, é levado ao conhecimento do gestor.
2-DIDÁTICA DO ENSINO A DISTÂNCIA.
2.1. Como a Escola
prepara seus alunos para autogerenciamento de seus estudos?
Através da divisão e
planejamento do trabalho o ensino e aprendizagem a distancia, objetiva produzir
mecanismos adequados de uma linguagem que sendo contextualizada contribui
decisivamente para envolver docentes e discentes em um processo de gerenciar
seus estudos de forma flexível, intensivo e combinado à integração de formas do
ensino com a presença de docentes que indicam em que direção poderá ir o
desenvolvimento.
2.2. Identifique os
meios usados pela Escola para acompanhar o posicionamento critico de seus
alunos frente às diversidades da Sociedade da informação (propagação da
tecnologia e comunicação).
·
Identificar meios e ferramentas para ter
conhecimento das opiniões e criticas de seus alunos em relação à sociedade de
informação.
Através
do trabalho conjunto dos funcionários, alunos e comunidade, é possível realizar
as seguintes ações: como a focalização e concentração de esforços para o
alcance de tais metas estipuladas pela escola, onde há a participação efetiva
nos processos de atuação dos discentes na aquisição de material pedagógico para
ser utilizada em sala de aula, promovendo o desenvolvimento de valores como
respeito, responsabilidade, ética, promovendo atividades de integração da
escola com pais e comunidade através da cultura e atividades esportivas, etc.
3-ECONOMIA E ÉTICA APLICADA A EDUCAÇÃO
Verificar se a Escola
tem trabalhado o pensamento de seus alunos quanto às questões abaixo, que fazem
parte de nosso cotidiano:
·
Economia;
·
Desemprego;
·
Política;
·
Sociedade;
·
Justiça.
A
escola em seu planejamento anual desenvolvido com os professores recomenda que
os conteúdos programáticos devam ser contextualizados de forma comparativa
relacionando com a realidade social com que o aluno está inserido, ou seja, o
cotidiano deste aluno.
4- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
4.1. Verificar se a
Escola possui algum tipo de serviço próprio de encaminhamento de alunos para o
mercado de trabalho. Caso afirmativo, faça uma critica a respeito deste tipo de
serviço e proponha como a escola poderia desenvolver esta atividade.
A escola possui o
projeto do menor aprendiz, que é encaminhado para as empresas, quando as mesmas
solicitam, através de memorandos do IEL. a escola recebe o memorando e
encaminha o aluno que retorna com um contrato, sendo este assinado pelo gestor
da referida escola. Esse contrato tem a duração de um ano, sendo ou não
renovado. Este aluno precisa estar frequentando as aulas regularmente, ter bom
desempenho no boletim escolar e ter no mínimo 17 anos.
CONCLUSÃO
Neste trabalho de
estágio supervisionado pudemos perceber que a escola visitada atende em torno
de setecentos e cinquenta crianças, jovens e adultos, classe baixa e media
população urbana da periferia da cidade. Observamos que a proposta pedagógica é
o instrumento norteador de todas as ações desenvolvidas nesta escola e que visa
desenvolver uma metodologia pedagógica central na realidade do aluno. A escola
procura desenvolver os conteúdos propostos e relacioná-los ao seu cotidiano. A
escola visitada oferece aos alunos ferramentas de que eles necessitam para que
tenham um efetivo acesso às conquistas tecnológicas da sociedade como um todo, dando
a esses alunos acesso ao saber cientifico e tecnológico que alicerça a pratica
profissional e a pratica social. Esta instituição tem como compromisso,
preparar os alunos pra pensar e resolver problemas e responder rapidamente as
mudanças continua, já que a nova sociedade, o papel do conhecimento é de fator decisivo
para a produção de novos conhecimentos, onde, a função da escola é contribuir
para a formação dos indivíduos que possam exercer plenamente sua cidadania
participando dos processos de transformação e construção da realidade desejada,
dessa forma, a escola esta aberta a incorporar as novas tendências da educação
contemporânea.
Bibliografia
Apostila da unip 6º e
7º semestre
Metodologia do estudo e
da pesquisa – profº Eniel do Espírito Santo

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