Esse estágio supervisionado sobre o Projeto
Político Pedagógico teve uma elaboração de forma contínua, participativa e
reflexiva, liderado pela coordenação pedagógica dessa escola, a mesma trabalha
com a presença de alguns membros da comunidade escolar, através de reuniões
semanais, com o intuito de estabelecer a missão e os objetivos da escola,
agregando sugestões de participantes e levando em conta a realidade local.
Esta escola conta com vinte professores e
dez salas de aulas, são salas bem arejadas e confortáveis, visando o bem estar
da criança que aqui está inserida. Possui as características de uma escola que
está realmente com o compromisso firmado de educar verdadeiros cidadãos para o
futuro e como um importante instrumento de auto- avaliação.
O Projeto Político Pedagógico, dar
suporte e direcionam o trabalho pedagógico, seu principal objetivo é direcionar
e efetuar o sucesso da instituição educacional a que pertence, servindo de
porto seguro aos professores e demais pessoas relacionadas à área.
SUMÁRIO
Capítulo 1- Projeto Político Pedagógico
1-1 Descrição do projeto Político-Pedagógico
da escola, abordando suas principais características. Caracterização da Escola.________________01
1-1 Descrição do projeto Político –
pedagógico da escola, abordando suas principais características._______________________________________02
-Breve
histórico da unidade escolar.
-Eixo
norteador da escola.
-Valores
e Missões da escola.
-Regimento
Escolar: Leis vigentes (9394/96; 11.274/06; Estatuto da criança e do
adolescente, e outros.
1-1 Descrição
do projeto político-Pedagógico da escola, abordando suas principais características._______________________________________03
-Objetivos.
-Contextualização
e caracterização da escola:
-Caracterização da comunidade:
aspectos geográficos, históricos,
Sócio- econômicos.
-Perfil dos alunos e corpo técnico
pedagógico.
-Concepção da educação e da prática pedagógica:
1-1
Descrição do projeto político-pedagógico da escola, abordando
suas principais
características.
-Descrição do projeto
político-pedagógico.
1-2 Ações concretas que a escola vem
desenvolvendo para tornar seu projeto político-pedagógico um instrumento
elaborado a partir do envolvimento e das contribuições de todos seus agentes
sociais:
_Quais as ações que a escola realiza para
por em pratica o projeto
Político-pedagógico?_______________________________________04
1.3- Contribuições
de alunos, familiares, professores e comunidade em
geral na elaboração do projeto pedagógico da
escola:_________________05
1-4
Os principais aspectos levados em consideração no momento de elaboração do
planejamento pedagógico da escola:
-Marco
situacional: O diagnóstico das necessidades, a partir da análise da realidade
e/ou juízo sobre a realidade da escola, comparando com o que se deseja ser._________________________________________________06
Capítulo
2:
O
ORIENTADOR EDUCACIONAL E SUAS PRÁTICAS
2-1
Ações do orientador educacional que concretize o cumprimento de seu papel de
elaborador, implementador e fortalecedor do projeto sócio-educacional da
escola:_________________________________________07
Capítulo
3:
A
ESCOLA COMO AGENTE DE INTEGRAÇÃO SOCIAL
3-1
Avaliação do calendário da escola com vista à constatação de seu papel de
agente integrador da sociedade na qual está inserida;______________________________________________________08
3-2
Indicação e análise de pelo menos 02 eventos constantes no calendário da
escola, quanto aos seus níveis de possibilidade de integração social.______________________________________________09
CAPÍTULO
4:
A
PERSPECTIVA COLETIVA DO TRABALHO
4-1
Descreva de que forma as ações vêm sendo desenvolvidas em relação à orientação
vocacional:________________________________________10
CAPÍTULO
5:
AS
FICHAS DE INFORMAÇÕES DOS ALUNOS
5-1
Utilização dos dados individuais dos alunos para desenvolvimento de ações de
marketing de Relacionamento:
-
A partir dos dados individuais dos alunos, propor ou descrever as estratégias
de marketing de relacionamento utilizadas pela escola, para o fortalecimento da
fidelização e satisfação de seus clientes.___________11
CAPÍTULO
6:
A
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E SUAS DIMENSÕES
6-1
Descrever as ações existentes na escola para o acompanhamento de seus egressos:________________________________________________12
CAPÍTULO
7:
CONTEXTUALIZAÇÃO
DO PLANO DE TRABALHO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
7-1
Observar o plano de trabalho do orientador educacional e analisá-lo quanto à
sua possibilidade de contextualização com os diversos segmentos da escola;__________________________________________13
-Descrever
e analisar o plano de trabalho do orientador educacional.
7-2
Indicação de pelo menos uma ação que comprove a contextualização do plano de
trabalho com as famílias dos alunos e com a comunidade.__________________________________________________14
CAPÍTULO
8:
ORIENTADOR
EDUCACIONAL E CIDADANIA
8-1
Descreva e avalie como o plano de trabalho do orientador educacional pode
contribuir para formação de cidadãos civilmente responsáveis pela sociedade da
qual faz parte._____________________________________15
CAPÍTULO
1 - Projeto Político Pedagógico
1.1-Descrição
do Projeto Político-Pedagógico da escola, abordando suas principais
características:
Apresentação
ou introdução: caracterização da escola.
Introdução
Neste
trabalho de estágio supervisionado, pretendo discutir questões
Referentes
à elaboração do Projeto político Pedagógico na escola, explicitar e compreender
o seu significado, qual sua relação com a escola
E
fazer uma reflexão sobre alguns pressupostos que devem orientar esta proposta
pedagógica.
Entendo
que através deste estágio e de um trabalho coletivo iremos
Permitir
e avaliar a vontade de mudar, pensar numa ação concreta e trabalhar as utopias
e projetar mudanças para metas comuns que intervenham na realidade escolar.
Quando
existe dentro da escola, o Projeto Político Pedagógico torna-se bem mais fácil
o planejamento anual, sabendo que a capacidade de cada profissional será produtiva
e positiva, dentro de um contexto de aprendizagem qualitativo.
Portanto,
considera-se que o Projeto Político Pedagógico prevê todas as atividades da
escola, o pedagógico ao administrativo, contribuindo assim no processo de
democratização da sociedade em busca de qualidade na educação.
O
objetivo desse estágio é pesquisar a importância do Projeto Político Pedagógico
no contexto escolar, e como acontece o processo de construção e execução do
mesmo no segmento escolar, considerando os princípios que norteiam as práticas
educativas.
Veremos
neste relatório de estágio dessa determinada escola, como é a realidade do
dia-a-dia nesse processo de trabalho coletivo.
1-1–Descrição do projeto político –
pedagógico da escola, abordando suas principais características:
Histórico
da Escola Comunitária do Tapanã
Eixo
norteador da escola
Valores
e missão da escola
Regimento
escolar.
Fundada
no ano de 2003, a Escola Comunitária do Tapanã, construída com o objetivo de
suprir as necessidades educacionais desta comunidade do Bairro do Tapanã e arredores.
Foi criada por três mulheres que se tornaram sócias com o mesmo objetivo, que é
o de contribuir na educação de crianças de baixa renda.
A escola é situada no Bairro do Tapanã, numa
casa que de uma das sócias, aonde mais tarde essa casa veio a ser expandida
aumentando assim o espaço, e hoje tem dez salas de aulas, três banheiros, copa,
área de recreação e secretaria.
As aulas acontecem em dois turnos, manhã e
tarde, onde funciona o ensino infantil e fundamental. A escola já foi
legalizada em 2005 e conta com um número de funcionários de vinte e um
funcionários. A gestora atual é a Srª Leci Barata, que é uma das sócias, a
escola atende esse ano uma demanda de cento e vinte e cinco alunos. A escola
não mede esforços para se tornar referência quando se fala em qualidade de
educação.
Eixo
norteador da escola
Considerando
o Projeto Político-Pedagógico essencial para o bom funcionamento da escola,
faremos uma abordagem teórica acerca dos temas que diante dos desafios da pós-modernidade
é considerado pertinente a todos os envolvidos no processo educacional. O
Projeto Político-Pedagógico é antes de tudo a expressão de autonomia da escola
no sentido de formular a executar sua proposta de trabalho. É um documento
juridicamente reconhecido, que norteia e encaminha as atividades desenvolvidas
no espaço escolar e tem como objetivo central identificar e solucionar
problemas que interferem no processo ensino aprendizagem. Este projeto está
voltado diretamente para o que cada escola tem de mais importante “o educando”
e para aquilo que os educados e toda a comunidade esperam da escola, uma boa
aprendizagem. O Projeto Político-Pedagógico é um caminho traçado coletivamente,
o qual se deseja enveredar para alcançar um determinado objetivo. Deste modo,
ele deve existir antes de tudo porque se define como ação que é anteriormente
pensada, idealizada.
É
tudo aquilo que se quer em torno da perspectiva educacional: a melhoria da
qualidade do ensino através da reestruturação da proposta curricular da escola,
de ações efetivas que priorizem a qualificação profissional do educador, no
compromisso em oportunizar ao educando um ensino voltado para o exercício da
cidadania, etc. É através de sua existência que a escola registra sua história,
pois é conhecido como “um conjunto de diretrizes e estratégias que expressam e
orientam a pratica Político- Pedagógico de uma escola”. É um processo
inacabado, portanto continuo que vai se construindo ao longo do percurso de
cada instituição de ensino. O Projeto se dá de forma coletiva, onde todos os
personagens, direta ou indiretamente, pais, professores, alunos, funcionários, corpo
técnico administrativo são responsável pelo seu êxito. Assim, sua eficiência
depende em parte do compromisso dos envolvidos em executá-lo.
Valores
e missões da escola.
O
conhecimento é a informação elaborada que adquirimos a partir de nossas
experiências com o meio social, pessoal e objetivo. A educação transforma o ser
humano contextualizando discussões a cerca de valores, é nessa visão que a
escola deve seguir conceitos relacionados à transmissão de conhecimentos
proporcionando um ponto de vista social, onde o educando seja o foco principal,
e a escola intercalada geralmente como o lugar para aquisições dessas noções de
conhecimentos, deverá ser intermediadora, deve assim fazer de forma prazerosa,
produtiva, tendo em vista o processo adequado à realidade.
Nossa
missão é abrir novos horizontes através de um ensino de qualidade, contribuindo
com o conhecimento para que os discentes formem valores éticos, e sejam
cidadãos cada vez mais preparados, em alto grau reflexivo, habilitado a
conviver em sociedade.
Regimento
escolar:
Leis
vigentes 9394/96; 11.274/06; estatuto da criança e do adolescente, outros.
De
acordo com a LDB nº 9394/96, art. 2 diz que: “A educação, dever da família e do
Estado inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais da solidariedade
humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo
para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Considerando
que é na filosofia pedagógica que se explicita ou não, que cada escola expressa
o seu perfil de homem que deseja formar, esta escola, cuja filosofia é de que o
homem educado deverá ser livre, consciente e transformador, procurará promover
uma educação esclarecedora, baseada nos princípios da democratização,
integração, solidariedade que constitui instrumento de valorização e
reafirmação do homem como sujeito de sua própria história, empenhando na
conquista de uma sociedade mais igualitária, preparando-o para o trabalho e
para o exercício consciente da cidadania.
O
Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão colegiado do Ministério da Educação
(MEC) e os Conselhos Estaduais de Educação (CEE´S), órgãos colegiados das
Secretarias Estaduais da Educação (SEE) e Conselhos Municipais de Educação usam
como instrumentos para a elaboração das orientações emanadas pela Constituição
Federal leis complementares, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
e a Lei 9394/96 (LDBEN), indicações, pareceres, deliberações e resoluções.
As
instituições de ensino e os colegiados elaboram seus regimentos internos. O
regimento é um documento legal interno das instituições que determina as
atribuições e competências dos integrantes da instituição e as relações destas
com a comunidade.
1-1–
Descrição do projeto político – pedagógico da escola, abordando suas principais
características.
Objetivos
(o que queremos?)
Contextualização
e caracterização da escola.
Caracterização
da comunidade: aspectos geográficos, históricos, sócio-econômicos.
Perfil
dos alunos e corpo técnico pedagógico.
Concepção
da educação e da prática pedagógica: (perfil do aluno que se quer formar)
Queremos
propiciar meios para formar cidadãos cada vez mais compromissados e preparados
para que possa se relacionar com a sociedade, através da transmissão de seus
conhecimentos, participando ativamente nas aquisições
relacionadas a conceitos educacionais de uma forma geral, tendo uma postura
critica perante a sociedade em que vive.
Contextualização e
caracterização da escola.
A escola é uma
instituição sócio-cultural a qual se atribui grande importância, sua
contextualização é potenciar o processo de ensino nas suas relações, caracterizando assim um
ensino de qualidade, transmitindo e oferecendo aos educando uma educação em
excelência.
Sendo
assim , a educação se complementa, dando condições de desenvolvimento e
motivando de maneira eficaz aos educados, para que os mesmos possam chegar ao
sucesso. A escola CCT, localiza-se no Bairro do Tapanã, rua barlaventos, nº 17,
no Tapanã, distrito de Belém, Estado do Pará. Quanto ao aspecto físico, a
escola situa-se numa área dentro do próprio Bairro, numa casa, que está em
processo de adaptação, pois não foi projetada para funcionar como escola,
quanto seus entornos, todas as ruas são asfaltadas, apresenta pouca arborização
ao seu redor e por isso no verão o calor é insuportável possuindo um clima
quente e úmido, como as demais área da região. Em relação ao aspecto humano,
calcula-se a existência de oito mil famílias nas adjacências da escola. No aspecto
religioso, observa-se uma diversidades de religiões. Observando o grau de
escolaridade da comunidade escolar ( pais e responsáveis), constata-se um baixo
nível, o numero de pais que não concluíram o ensino médio , é expressivo, fato
observado no interior da própria escola, quando os pais não conseguem
auxiliarem seus filhos em suas atividades escolares. A população é basicamente
constituída de baixa renda, a atividade sócio-econômica dos moradores é
diversificada. As residências dentro do Bairro, são todas de alvenaria e
aspectos de conservação boa, já as residências das comunidades dos arredores,
grande parte são também de alvenaria, mais existem muitas casas de madeiras com
telhas de barros, algumas sobre terrenos alagados, sem rede de esgoto e água
tratada. Em relação ao lazer e recreação dessas famílias pode-se constatar que
há quase uma inexistência, apesar de serem fatores básicos na vida de um
cidadão.
1-1–
Descrição do projeto político – pedagógico da escola, abordando suas principais
características.
Descrição
do Projeto Político Pedagógico:
É
um instrumento de trabalho que mostra o que vai ser feito, quando, de que
maneira, por quem para chegar a que resultado. Além disso, explicitam uma
filosofia e harmonia as diretrizes da educação nacional com a realidade da
escola, traduzindo sua autonomia e definindo seu compromisso com a clientela. É
a valorização da identidade da escola e um chamamento à responsabilidade dos
agentes com as nacionalidades interna e externa. Essa idéia implica a necessidade
de uma relação contratual, isto é, o Projeto deve ser feito por todos os
envolvidos, daí a importância de que seja elaborado participativa e democraticamente.
Evidenciamos
aqui os termos Político e pedagógico, procurando uma justificativa do projeto
dentro da escola. O projeto é político por estar introjectado num espaço de
sucessivas discussões e decisões, pois o exercício de nossas ações está sempre
permeado de relações que envolvem debates, sugestões, opiniões, sejam elas
contra ou a favor. A participação de todos os envolvidos no Projeto Político
Pedagógico da Escola, as resistências, os conflitos, as divergências São atos
extremamente político. Logo concordamos com Aristóteles quando afirma que “todo
ato humano é um ato político”.
O
projeto é pedagógico por implicar em situações especificas do campo
educacional, por tratar de questões referentes à prática docente, do ensino
aprendizagem, da atuação e participação dos pais neste contexto educativo,
enfim, de todas as ações que expressam o compromisso com a melhoria da
qualidade de ensino.
1-2–
Ações concretas que a escola vem desenvolvendo para tornar seu projeto político
pedagógico um instrumento elaborado a partir do envolvimento e das
contribuições de todos seus agentes sociais:
-Quais
ações que a escola realiza para por em prática o projeto político - pedagógico?
A
necessidade de qualificar cada vez mais a educação e a consideração de que o
investimento na formação de professores é um dos fatores essenciais que a
escola prioriza e garante essa qualidade, levando-nos a perceber através de
estudo desenvolvido, que a essência da formação continuada do docente deixa uma
grande lacuna na prática pedagógica destes profissionais, dificultando assim, o
processo de ensino aprendizagem dos alunos. Em virtude disso, propomos através
da formação continuada em serviço, ações que possibilitem mudanças
significativas na prática pedagógica dos docentes, envolvendo profissionais
atuantes nos vários espaços pedagógicos da escola. Com uma perspectiva de
investigar as diversas potencialidades inerentes dos seres humanos e tendo em
vista que o alunado precisa desenvolver o seu potencial, ações são realizadas
afins de que, possa ser inicializadas algumas atividades concretas, colocando
em prática o Projeto Político Pedagógico, para haver mudanças de atitudes na
escola e na formação do aluno, apontamos algumas ações decorrentes desse
projeto:
-Oportunizar
a integração inter-classe.
-Formação
continuada dos professores.
-Jogos
internos.
-Feira
cultural.
-Festa
junina.
-Desfile
escola.
-Comemoração
das datas cívicas.
1-3–
Contribuições de alunos, familiares, professores e comunidade em geral na
elaboração do projeto pedagógico da escola:
-
Descrever a participação dos agentes sociais na elaboração do projeto
pedagógico:
Diretores
Professores
Alunos
Familiares
Comunidade
O
Projeto Político-Pedagógico tem um caráter dinâmico e não acontece porque assim
desejam os administradores, mas porque a escola se preocupa com o destino de
nossas crianças e da sociedade e ansiamos por mudanças. Sendo assim, o Projeto
Político-Pedagógico é planejado, organizado por toda a comunidade escolar. O
projeto Político Pedagógico foi construído tendo por base tarefas simples,
possíveis de serem executadas no dia-a-dia da escola, propondo uma educação de
qualidade, considerando os principais problemas que interferem no bom
desempenho dos alunos, definindo e aprimorando seu modelo de avaliação.
A
forma para a construção, elaboração e criação do Projeto Político Pedagógico é
a forma coletiva, na qual alunos, professores, orientadores, supervisores,
funcionários, família e comunidade discutem o Projeto Político Pedagógico. É
através das discussões e das necessidades individuais tornadas coletivas, que o
Projeto Político Pedagógico passa a ser desenhado na cabeça das pessoas, para
que possa ser colocado em prática pela escola.
1-4–
Os principais aspectos levados em consideração no momento de elaboração do
planejamento pedagógico da escola:
-Marco
situacional: O diagnóstico das necessidades, a partir da análise da realidade
e/ou juízo sobre a realidade da escola, comparando com o que se deseja ser.
A
lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, Poe em questão a construção do
Projeto Político Pedagógico, no sentido de reconhecer a capacidade da escola de
planejar e organizar sua ação política e pedagógica a partir da gestão
participativa em todos os segmentos da comunidade escolar. Com a intenção de
desenvolver a gestão democrática e participativa essa investigação ou pesquisa
se realizou através de entrevistas com as referidas categorias, abaixo
mencionadas, diagnosticando as necessidades e analisando a realidade da escola
onde se deseja formar verdadeiros cidadãos.
_Nível
de escolaridade dos pais: ensino fundamental ou médio incompleto;
-Renda
familiar: salário mínimo, e escolheram a escola por ser perto de suas casas.
-Local
adequado para as crianças fazerem Educação Física.
-Os
alunos têm dificuldades na escrita e na leitura e necessitam de reforço e
incentivo em casa.
-A
escola é muito simples e necessita de mais salas e mais amplas.
As
salas são pequenas e necessitam de ventiladores, pois as mesmas são muito quentes
pela parte da tarde.
Através
dessa pesquisa foram detectadas as necessidades que a escola apresenta e sua
realidade, mostrando o esforço dos alunos e dos próprios funcionários e
administradores da mesma para que todas as dificuldades e necessidades sejam
supridas e resolvidas para o bem estar de cada educando.
Capitulo 2 _ O Orientador Educacional e suas
práticas.
2.1 - Ações do orientador educacional que
concretize o cumprimento de seu papel de elaborador, implementador e
fortalecedor do projeto sócio – educacional da escola:
-
Exemplos: Aulas de reforço, programas, projetos e campanhas educativas.
Visando
a necessidade de valorização do ser humano, faz-se necessário desenvolver
projetos que venham motivar, aprimorar e engrandecer o aprendizado dos docentes,
e fortalecer os laços afetivos entre professores, alunos e sociedade escolar
como um todo. Portanto, relatamos abaixo, algumas ações desenvolvidas pelo
orientador educacional que cumprindo o seu papel, tem fortalecido este projeto
de forma proveitosa para a escola:
-Semana
da amizade (Desenvolver e estimular a prática da cortesia e amizade entre todos).
-Programa
escola limpa (Os alunos são orientados e incentivados a manterem a escola
sempre limpa e todo o espaço onde vivem).
-Projeto:
Educar para Preservar; gincana ecológica (mostrar que a educação ambiental não
deve ser tratada como algo distante a educação dos alunos, mas que fazem parte
de suas vidas)
-Cidadania
(abertura da semana da pátria; momento cívico)
-Aulas
de reforço (é realizado pela própria orientadora educacional)
Capitulo 3
A
escola como Agente de Integração Social
3.1
– Avaliação do calendário da escola com vista à constatação de seu papel de
Agente Integrador da sociedade na qual está inserida:
Análise
do aluno
Avalio
o calendário da escolar tendo em vista e através da pratica desportiva
sistemática que, vem complementar o lúdico pedagógico, vislumbrando as mais
diversas potencialidades inerentes ao ser humano, no interagir social e
integração da comunidade local como um todo organizado, buscando a melhor
qualidade de ensino para os docentes, despertando assim, o senso critico na
busca de solucionar problemas e canalizar agressividades na determinação de um
único objetivo, o de determinar valores e padrões de comportamento efetivando e
mantendo a auto-estima através da motivação positiva.
Foi
avaliado e constatado a contribuição decisiva do projeto Político Pedagógico na
formação global do docente, desenvolvendo assim, suas habilidades não só
motoras, mas, psíquico, para a melhor construção do desenvolvimento, levando
assim seus saberes a motivar outros a integrar neste processo educacional.
3.2
– Indicação e analise de pelo menos 02 eventos constantes no calendário da
escola, quanto aos seus níveis de possibilidades de integração social.
-Semana
da Pátria: Proporciona um esclarecimento diversificado e conscientes das
desigualdades existente, contribui para a construção de uma vida mais digna
para todos.
Evidencia
que o respeito e a responsabilidade contribuem para encontrar o equilíbrio,
entre garantir os direitos e vive-los responsavelmente de forma que ninguém
seja privado deles. Desenvolve o espírito de civismo, patriotismo e de
cidadania. Desenvolve o amor ao próximo.
Leva
à compreensão do que é cidadania e aplica seus princípios no dia-a-dia.
-Festa
Junina: Oportuniza vivências que favorecem a conceitualização da cultura do
nosso País, Estado e Regiões. Através das composições textuais das músicas
populares brasileiras, o docente desenvolve sua coordenação, supera desafios no
campo cognitivo, afetivo-social e motor no contexto da musicalidade.
Capitulo
4
A
perspectiva coletiva do trabalho
PEDAGOGIA
4.1 – Descreva de que forma as ações vêm
sendo desenvolvidas em relação à orientação vocacional:
Exemplos:
Feiras, Palestras, testes vocacionais, outros.
Essas
ações são desenvolvidas de acordo com os interesses dos docentes, ou seja,
através destas ações desenvolvidas pelo segmento escolar, o educando percebe e
evidencia crescentes melhorias qualitativas e busca na prática dessas ações,
formar seu próprio perfil de docente com compromisso firmado com suas metas e
objetivos que norteiam essa prática.
Nesse
sentido, essas mesmas ações permitem a projeção de palestras abordando temas
atuais, feiras culturais que mostram a realidade do nosso dia-a-dia, fazendo
com que o alunado escolha a temática em questão para motivar e
auxiliar no teste vocacional e que venha realizar e chegar a sua própria
vocação que lhe é atribuída através destas ações.
Capitulo
5:
As Fichas de informações dos
alunos
5.1 Utilização dos dados individuais dos
alunos para desenvolvimento de ações
de Marketing de Relacionamentos:
-A
partir dos dados individuais dos alunos, propor ou descrever as estratégias de
marketing de relacionamento utilizadas pela escola, para o fortalecimento da
fidelização e satisfação de seus clientes.
Através
da utilização e observação das fichas de informações dos alunos, pode-se
avaliar o perfil de cada um, traçando assim, um plano de como trabalhar em cima
das problemáticas dos mesmos.
Em
vista disso, e visando a necessidade de valorização do ser humano, faz-se
necessário desenvolver uma data especial para se trabalhar o tema amizade e
cortesia entre alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.
Para
fechar esse evento, propomos a efetuação de uma festa em homenagem a etnias que
formam o povo brasileiro, conscientizando assim, nossos alunos e funcionários
de que sem o respeito nenhum trabalho tem o seu valor completo.
Para
a organização desta festa será preparado murais que falem sobre amizade,
correio da amizade, onde os amigos poderão enviar recados e cartinhas uns para
os outros, poderá haver o bingo da amizade, onde será dado um brinde surpresa e
muitos outros brindes como prêmio, poderá ser feito também um concurso de
poesias sobre amizade. Neste evento será importante a presença de todos.
Capitulo
6:
A
Orientação Educacional e suas Dimensões
6.1
Descrever as ações existentes na escola para o acompanhamento de seus egressos:
As
ações existentes na escola são as que já foram aqui citadas, abrindo somente um
espaço para os jogos internos da escola, que é de suma importância para os
alunos. Pois é o momento que eles podem extravasar suas energias e participarem
de varias modalidades que é ofertada pela escola.
Há
também, dentro deste mesmo espaço, a gincana da leitura, oportunizando assim a
prática da leitura, chegando a novas descobertas através do ler.
Capitulo
7:
Contextualização
do Plano de Trabalho do Orientador Educacional
7.1.
Observar o Plano de Trabalho do Orientador Educacional e analisá-lo quanto à
sua possibilidade de contextualização com os diversos segmentos da escola;
O
orientador Educacional tem a responsabilidade de apresentar aos demais
segmentos às diretrizes gerais, sobretudo pedagógicas, dando-lhes conhecimento
sobre o próprio plano de trabalho. Assim sendo, observando e analisando o plano
de trabalho do coordenador educacional desta referida escola, cabe aqui
destacar que, sob uma perspectiva dialógica de trabalho coletivo, é necessário
nesse processo, que foi observado, garantir a participação de todos os
envolvidos nesse segmento escolar, já que foi observado que o trabalho dessa
coordenação educacional vem sendo visto como defasado e ultrapassado. O mesmo
retém para si, recursos que poderiam ajudar e auxiliar os educadores nesta
difícil tarefa de educar. Portanto, sua contextualização se deve ao fato de
que, na visão do coordenador, não se pode relacionar as ações com as atividades
propostas, que foram formuladas por levantamento preliminar sobre dados da
realidade escolar.
-Descrever
e analisar o plano de trabalho do orientador educacional
Analisando
o coordenador educacional e o seu plano de trabalho nesta escola, observo de
forma clara que, suas ações são projetadas de forma a alcançar o aluno em todos
os seus aspectos, objetivando assim, que a comunicação com os membros da
comunidade escolar, é proveitosa, com isso, o coordenador atua de forma a
ampliar a afetividade entre professor/aluno/família.
Algumas ações foram
desenvolvidas neste processo, onde, diante das diversas concepções e praticas
do orientador educacional, cabe-lhe ainda o papel de planejar e orientar o
processo de ensino do professor e de aprendizagem para o aluno e junto com ambos,
ele avalia os resultados alcançados, tanto no decorrer da ação quanto na fase
final deste processo.
O
trabalho do coordenador desta entidade de ensino é de articular, acompanhar e
orientar as atividades educativas de integrantes da equipe de trabalho e
principalmente a do professor. O coordenador ou orientador organiza suas ações
de forma a integrar professor, aluno e família numa integração implementadora,
e isso foi observado que tem acontecido, tem sido realizado nesta escola por
esta coordenadora.
7.2.
Indicação de pelo menos uma ação que comprove a contextualização do plano de
trabalho com as famílias dos alunos e com a comunidade.
Semana
da pátria_ A educação e o processo da cidadania são processos contínuos e
coerentes que devem estar articulados aos objetivos gerais pré-estabelecidos,
proporcionando ao educando a formação necessária para o desenvolvimento de suas
potencialidades como elemento de sua auto valorização. Portanto, com a abertura
da Semana da Pátria, é proporcionado um esclarecimento diversificado e
consciente das desigualdades existentes, contribuindo para a construção de uma
vida mais digna para todos, evidenciando também, que o respeito e a
responsabilidade contribuem para encontrar o equilíbrio entre, garantir direitos
e vivê-los responsavelmente de forma que ninguém seja privado deles.
Capitulo
8:
Orientador
Educacional e Cidadania
8.1.
Descreva e avalie como o plano de trabalho do orientador educacional pode
contribuir para formação de cidadãos civilmente responsáveis pela sociedade da
qual faz parte.
O
plano de trabalho do orientador educacional é uma função integradora e articuladora onde, devem manter uma constante relação com
professores, pais, alunos, equipe técnica, ou seja, com todos os envolvidos
neste processo de educar. Diante disso, o orientador é responsável pela
formação continuada dos professores, é responsável por estimular a resolução de
conflitos e a tomada de decisões para o encaminhamento pedagógicos da escola,
como também, possibilitar
a compreensão da realidade da unidade
escolar, propondo formas de intervenção de ação coletiva.
O trabalho
do orientador como mediador, tem um papel importante neste processo de integrar
as comunidades entre si, ou seja, a comunidade familiar e escolar, com esta
parceria e ajuda mutua, a escola pode desenvolver suas ações de forma objetiva
e pertinente com suas atividades envolvendo todos os envolvidos num mesmo
objetivo: o de formar cidadãos responsáveis por tornar um mundo melhor.
Conclusão
O referido trabalho deu-nos oportunidade,
enquanto profissionais da educação conhecer-nos como presença interventora,
transformadora que estimula a criação, e para que haja conhecimento, é
necessário também criar possibilidades para sua produção e construção, e isso
requer comportamento de todos os
segmentos inserido no âmbito educacional.
O levantamento da diagnose da escola
possibilitou-nos conhecer melhor seus aspectos internos e externos, bem como o
trazer a tona a real situação da mesma e suas peculiaridades.
Este
trabalho nos deu subsídios para propormos ações que viabilizam o encaminhamento
de propostas com a finalidade de solucionar problemas existentes no seu
interior, como fora dele, para, em conjunto, implementarmos ações que venham ao
encontro da necessidade de todos, bem como uma perspectiva dialética , fazer a
interação entre o fazer administrativo e o pedagógico.
Em
função disso, nós como profissionais atuantes, compreendemos que somente a
organização, a participação e as modificações no interior da escola, vinculadas
ao processo de uma gestão democrática, é que atenderá as perspectivas e desejos
da maioria da população articulada no Projeto Político Pedagógico.
Crendo
que a escola é o lugar propicio para o exercício da democracia, do
planejamento, da construção coletiva do conhecimento, consideramos que é de
fundamental importância que se estabeleça a articulação entre a escola e a
comunidade que a serve, pois a escola não é um órgão isolado e suas ações devem
estar voltadas para as necessidades comunitárias com muito trabalho, dedicação,
participação para se chegar ao objetivo da educação que é promover o homem
dentro de seu contexto social e político.
Bibliografia
GADOTTI,
Moacir & Romão, José E. Autonomia da Escola – Princípios e Propostas.
São
Paulo: Cortez, 1977
MENDES,
Rosa Emília de Araújo. Projeto Pedagógico em Favor da Escola. Belo Horizonte:
AMAE Educando. Ano. XXXIII nº 291 – maio – 2000 ISSSN 0102 p, 12-7
Projeto
de Ensino – Aprendizagem e Político Pedagógico. São Paulo: Liberdade, 2000.
Veiga, Uma Passos Alencastro – Projeto político Pedagógico; Uma construção
Possível. Cortz, 2001
Unip, Apostila: Mod.1, Grupo 5.1- Projeto
de
Ação Pedagógica e Planejamento Educacional.
-Planejamento educacional na Escola em
Processo de
Gestão Democrática
Participativa.
-Projeto Político-Pedagógico e/ou Proposta
Pedagógica.
Legislação e normas básicas
Site: portal. mec.gov.br

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