Resumo
Este estágio supervisionado tem por finalidade a aprovação da disciplina orientação educacional. A metodologia usada para esta pesquisa se deu por meio de entrevistas com a orientadora e professores e diretoria desta instituição escolar. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rodrigues Apinagés, conta em media com setecentos alunos, divididos em turnos e em classes diferentes, a escola conta com uma equipe de profissionais que visam orientar os discentes a perceberem a importância do aprender. O aprender numa filosofia que esteja dentro da ética estabelecida pelas normas vigentes buscou-se usar abordagens qualitativas de pesquisas, tanto em face de observação como de entrevistas com a supervisão da escola visitada, onde foi valorizado o complexo intrincado e dinâmico caráter dos fenômenos educacionais. Além das entrevistas como dados adicionais, foram consultados documentos da secretaria da escola e material exposto no quadro localizado na sala dos professores. A analise dos dados de campo começou tão logo os primeiros dados foram coletados e seguiu o método de comparação constante. A instituição de ensino visitada visa o repassar conhecimentos e formar cidadãos críticos e comprometidos com a realidade social do qual estão inserido. Assim, educadores, e como tais, orientadores educacionais, necessitam ter clareza sobre seus objetivos, sonhos e compromissos. É necessário ainda, haver clareza sobre os limites da educação e sobre o que é historicamente viável, portanto, a escola em questão cumpre seu papel, contribuindo pra uma cidadania critica e responsável.
Sumário
*Orientação educacional
5. FILOSOFIA – Ética na educação ________________________________________1
5.1. Identifique e descreva as atividades desenvolvidas pela Escola para trabalhar a consciência critica de seus alunos quanto a questões de Educação,Política e cidadania: Feiras,seminários, Debates,outros__________________________________________2
6. METODOLOGIA DO ENSINO MÈDIO
6.1.os conteúdos trabalhados pela escola para trabalhar a metodologia do ensino médio tem sido suficientemente capazes de desenvolver nos alunos uma aguda competência da realidade onde vão atuar? Justifique suja analise.______________________________3.
7. O TRABALHO MONOGRÁFICO
7.1.como a escola tem organizado suas ações para trabalhar a diferenciação dos conhecimentos empíricos e cientifico?_______________________________________4
INTRODUÇÃO
A metodologia apresentada para a realização desta pesquisa de estagio supervisionado, contou com a pesquisa de campo, onde se buscou informações com orientadores educacionais e professores do ensino fundamental e médio sobre o tema aqui abordado. Esses profissionais trabalham em conjunto e formam uma equipe, para orientar na educação dos discentes que estão inseridos na instituição escolar. A orientação educacional é uma especialidade do pedagogo e é entendida como um processo dinâmico continuo e sistemático, estando integrada em todas as atividades escolar, sempre encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se em todos os aspectos. Sendo assim, a sua atuação visa educar o discente através de técnicas adequadas as diferentes faixas etárias, com a finalidade de orientá-los na sua formação integral, levando-o ao conhecimento de si mesmo, de suas capacidades e dificuldades oferecendo-lhes elementos para serem acompanhados e relacionados a habilidades didáticas, no qual o aluno esta inserido nesta instituição de ensino. Nesta unidade de ensino o orientador educacional inclui uma ética profissional e debate questões práticas, que são capazes de suscitar operações de pensamentos no discente, levando –o a reflexão da sua realidade, sendo que essa realidade está apoiada em valores significativos, tanto no eixo escolar como familiar, possibilitando uma postura mais ampla e adequada ao seu conhecimento adquirido dentro e fora da instituição escolar.
5-FILOSOFIA _ ÈTICA NA EDUCAÇÃO
5.1. Identifique e descreva as atividades desenvolvidas pela Escola para trabalhar a consciência critica de seus alunos quanto às questões de Educação, Política e Cidadania.
· Feiras;
· Seminários;
· Debates;
· Outros
A escola promove a organização, a mobilização de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos sócio-educativa do estabelecimento do ensino orientada para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento.
O gestor estabelece o direcionamento e a mobilização capazes de sustentar e dinamizar a cultura das escolas, de modo que sejam orientadas para resultados, isto é, um modo de ser e de fazer caracterizado por ações conjuntas associadas e articuladas. Sem esse enfoque os esforços e gastos são despendidos sem muito resultado, uma vez que se tem adotado até recentemente, a pratica de buscar soluções tópicas, localizadas e restritas, quando de fato, os problemas da educação e da gestão escolar são globais e estão inter-relacionados.
6. METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
6.1. Os conteúdos trabalhados pela Escola para trabalhar a Metodologia do Ensino Médio tem sido suficientemente capazes de desenvolver nos alunos uma aguda competência da realidade onde vão atuar? Justifique sua análise.
Não, nunca. Nada é suficiente, o ser humano não é pronto e acabado, portanto, é importante o desenvolvimento de recursos tecnológicos e didáticos usados como uma das metodologias para enriquecer os conhecimentos científicos dos discentes em favor das habilidades. É preciso uma elaboração cuidadosa e articulada do conteúdo a ser apresentado e aprendido para haver uma melhor compreensão do seu cotidiano escolar.
7. O TRABALHO MONOGRÁFICO
7.1. Como a Escola tem organizado suas ações para trabalhar a diferenciação dos conhecimentos Empírico e Científico?
A escola trabalha esse tema de forma a avaliar o aproveitamento do discente no sentido de prepará-lo para o futuro promissor e desenvolver a mente e educar o raciocínio por meio da reflexão critica sobre o mundo e da sociedade do qual faz parte. A escola organiza seminários e palestras, onde serão abordados assuntos da atualidade, permitindo ao discente uma aprendizagem informal por meio das vivencias do cotidiano e experiências vividas ou transmitidas de acordo com o ambiente onde está inserido, para tornarem cidadãos críticos e responsáveis pelo mundo e sociedade atual e futura.
CONCLUSÃO
Concluímos neste estagio supervisionado que a escola esta cumprindo com o seu papel em quanto instituição de ensino com compromisso com a educação.observamos que em toda ação do orientador educacional é necessária uma reflexão continua sobre a realidade que o cerca, possibilitando-lhe um posicionamento profissional mais adequado, assim como percebemos que este profissional tem presente em suas atividades os princípios que servem de suporte ao processo que servem de orientação, levando-o a uma ação mais consistente e coerente com os discente sob o seu comando.A escola visitada,é uma instituição que tem por finalidade ensinar bem a totalidade dos alunos que a procuram, e a orientação educacional desta escola tem por função fundamental, mobilizar os diferentes saberes dos profissionais que atuam nesta instituição de ensino, para que a escola cumpra com a sua função e que os alunos aprendam.Partindo da condição comum de educadores, cada um desempenha tarefas especificas,capacitado pela habilitação especifica, cujo sentido é dado pelos fins comuns.A investigação deste estágio supervisionado, nos fez refletir sobre a realidade vivencial do aluno e sua percepção desta realidade que deve ser o ponto de partida e o fio condutor do processo pedagógico.Através, desta investigação sobre esta realidade, percebemos que no processo ensino-aprendizagem, estão em jogo inúmeras relações, onde se compreende que as relações na escola não são um fim em si mesmo, mais um meio para que o aluno aprenda e amplie o seu conhecimento sobre a sua realidade e a importância do aprender e ampliar conhecimentos que valorize seus valores e princípios morais e éticos, como um ser que pensa, que age e que tenha um pensamento critico sobre o mundo e a sociedade de um modo geral e globalizado.
BIBLIOGRAFIA
Apostila da unip – 6º e 7º semestre
Tentém, Alzira da Silva. Orientação educacional.Vacaria/RS. CENSUPEG
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