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sábado, 15 de junho de 2013

O MENINO PINTOR

Era uma vez um menino ia à escola. Ele era bastante pequeno, e ela era uma grande escola.
Mas quando o menino descobriu que podia ir à sua sala caminhando através da porta da rua, ele ficou feliz.E a escola não parecia tão grande quanto antes.
Uma manhã, quando o menininho estava na escola, a professora disse:
_Hoje nós iremos fazer um desenho...
"Que bom" pensou o menininho. Ele gostava de desenhar.Ele podia fazer vários tipos de desenhos: leões, tigres, galinhas, vacas,trens e barcos. Então ele pegou uma caixa de lápis e começou a desenhar.
Mas a professora disse:
_esperem, ainda não é hora de começar.
E ela esperou até todos estarem prontos.
_Agora! _ disse a professora.
_Nós iremos desenhar flores.
"Que bom" pensou o menininho.Ele gostava de desenhar flores. E ele começou a desenhar diversas flores com o seu lápis rosa, laranja e azul.
Mas a professora disse: _Esperem, vou mostrar como se faz.
E a flor era vermelha, com o caule verde.
_Assim_ disse a professora_ Agora vocês podem começar.
O menininho olhou para a flor da professora. Então para a sua flor.Ele gostou mais da sua flor. Mas não podia dizer isto. Ele virou o papel e desenhou uma flor igual a da professora.Era vermelha com o caule verde.
No outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre a professora disse:
_Hoje iremos fazer alguma coisa com barro.
"Que bom" pensou o menininho. Ele gostava de barro.Ele podia fazer todo tipo de coisa com o barro: elefantes e camundongos,carros, caminhões.E ele começou a amassar e juntar sua bola de barro.Mas a professora disse:
_Esperem, não é hora de começar.E ela esperou até todos estarem prontos.
_Agora_ disse a professora.Nós iremos fazer um prato.
"Que bom" pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos.
A professora disse:_esperem! vou mostrar como se faz. E ela mostrou a todos como fazer um prato fundo.
_Assim- disse a professora.Agora vocês podem começar.Então, ele olhou para o seu próprio prato. Ele gostava mais do seu prato  que o da professora.Mas ele não podia fazer isso.
Ele amassou o seu barro numa grande bola, novamente e fez um prato igual ao da professora.Era um prato fundo.E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora.E muito cedo ele não fazia as coisas por si próprio.
Então aconteceu que o menino e sua família mudaram-se para outra casa, em outra cidade, e o menininho tinha que ir a outra escola.
Esta escola era ainda maior do que a outra. E não havia porta da rua para a sua sala.Ele tinha que subir grandes degraus até sua sala.E no primeiro dia ele estava lá. A professora disse:
_Hoje nós vamos fazer um desenho.
"Que bom" pensou o menininho, e ele esperou que a professora dissesse o que fazer. Mas a professora não disse nada.Ela apenas andava na sala.Quando ela veio até o menininho disse:
_Você não quer desenhar?
_Sim. disse o menininho.O que nós vamos fazer?
_Eu não sei até que você faça.Disse a professora.
_ Como eu posso fazer?.Perguntou o menininho.
_Da maneira que você gostar. Disse a professora.
_E de que cor?Perguntou o menininho.
_Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como posso saber quem faz o que?E qual o desenho de cada um?
_Eu não sei. Disse o menininho.E ele começou a desenhar uma flor vermelha com um caule verde.


                                          A Arte do magistério. Earl,Púllias e Young.


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