Este trabalho foi muito significativo para o bom andamento do estágio.
Depois de ser bem recebida pela direção desta Instituição de ensino, e os
demais funcionários, foram dados inicio ao trabalho que me foi proposto: a
observação das atividades exercidas por esta instituição e os educadores que
fazem parte do corpo discente da mesma. Foi observado que, o trabalho dos professores
da Educação Infantil é um trabalho muito cuidadoso, em relação à segurança e
bem estar do aluno (a) desta faixa etária. O aluno (a)s ao chegarem é
recepcionado com bastante Carinho e atenção, em seguida guardam seus materiais
e é dado Inicio as atividades, como a rodinha, a conversa informal onde é Falado
para os alunos sobre como esta o tempo, dia da semana E o mês. As atividades
que são ministradas pela professora são Primeiramente supervisionadas pela orientadora
pedagógica no Sentido de dar um suporte de apoio ao professor. A escola, é
pequena e fica na periferia da cidade, emprega vinte Professores e duas pessoas
que são responsáveis pela limpeza da Escola. Nesta escola há oito salas de
aulas, a secretária, diretoria, Pátio para recreação, área de lazer, três
banheiros e uma cantina Onde há um bebedouro com água devidamente tratada. A escola
Conta também com 150 alunos, dos quais, 5% são alunos com Dificuldades
especiais, abrindo as portas, para a inclusão social.
SUMÁRIO
Introdução
______________________________________pg. 1
1. Adaptação____________________________________
pg. 2
1.1. Identifique de que forma a escola realiza a adaptação
Dos alunos traçando um roteiro das atividades principais
Que compõem este momento________________________ pg. 3
1.2. Dentre as atividades que compõem o projeto de adaptação
Da criança na escola destaque as que em sua opinião realmente
Podem funcionar como facilitadoras do processo de socialização
Do educando_____________________________________pg4
1.3. Comente o nível de relação entre o projeto pedagógico da
Escola e o Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil. Comente os principais pontos de concordância e
Discordância entre ambos___________________________pg5
2. Alfabetização___________________________________pg6
2.1. Conhecendo o projeto pedagógico da escola para as
Série de alfabetização identifique se na Instituição de ensino
Em que você está visitando alfabetização é concebido como
Instrumento integrador nos projetos e como ferramenta de
Interpretação e apreensão do mundo. Elabore um comentário
Acerca da situação real observado____________________pg6
2.2. Identifique se as propostas de atividades da escola
específicas
Para os alunos em processo de alfabetização promovem de forma
Positiva a interação e a comunicação entre as crianças_____pg7
2.3. Considerando que a música é uma linguagem expressiva
Muito importante e deve ser incentivada desde as séries iniciais
Indique de que forma a
escola vem trabalhando o desenvolvimento
Musical de seus alunos ______________________________pg8
2.4. Elabore um relato das atividades de exploração das artes
Visuais trabalhadas na escola________________________pg9
3. Natureza e Sociedade____________________________pg10
3.1. A Observação e exploração de seu meio natural e social
É importante para a criança reconhecer-se como integrante
De um grupo social, inserida em um ambiente. De que forma a
Escola vem atuando nesse aspecto?__________________pg.10
4. Matemática____________________________________pg11
4.1. Identificando o processo de construção dos conceitos
Matemáticos desenvolvidos pelos alunos da escola visitada,
Observe até que ponto estes conceitos são trabalhados a
Partir de situações do cotidiano das crianças____________pg11
4.2. Observe e emita um comentário acerca do conhecimento
Ou não que o professor tem do Referencial Curricular Nacional
Para a Educação Infantil, bem como de outros materiais de
Referência para a prática de aula_____________________pg12
5. A alfabetização como recurso de integração dos conteúdos
Dos projetos_____________________________________pg13
INTRODUÇÂO
Neste trabalho de estágio, tem como objetivo identificar e
analisar As atividades no contexto escolar, onde a interação social é fator Primordial
dos processos pedagógicos decorrentes sobre etapas De evolução e desenvolvimento
da criança, suas relações com o Meio sócio-cultural e o papel da linguagem e da
própria escola Neste desenvolvimento e da Educação Infantil. Como o professor
tem se posicionado dentro deste contexto as propostas favorecem o professor dando suporte
a ele no sentido de introduzir as atividades de forma coesa e objetiva, visando
sempre a necessidade do aluno. Neste processo dos professores com a
aprendizagem dos alunos verá a importância do projeto político pedagógico
inserido na escola e como funciona dentro do Referencial Curricular Nacional.
Todo conteúdo e estratégias ministrados pelos professores dentro de sala de
aula estão voltados para este projeto, para que se abra questões que permitam
ao aluno manifestar desde cedo sua opinião, apontando assim, primeiramente a
dificuldade e necessidade de cada aluno.
1. Adaptação
1.1. Identifique de que forma a escola realiza a adaptação dos
alunos traçando um roteiro das atividades principais que compõem este momento:
Reunião mensal com os pais e professores.
Acolhida: antes de começar as aulas, todos os dias, os alunos se
reúnem no
Pátio da escola com a coordenadora pedagógica para cantar o hino
nacional,
Orar e ter uma conversa informal sobre algum tema escolhido
semanalmente.
Relação: Escola/Família. Tratando com atenção os problemas
escolares ou
Familiares vivenciadas pelos alunos.
Oficinas de trabalho;
Construção de maquetes;
Roda de bicicleta;
Coletânea de brincadeiras.
1. Adaptação
A acolhida; pois é importante oferecer às crianças condições para
que aprendam A conviver a ser e a estar com os outros, assumindo assim, uma
atitude de respeito, Confiança e independência. Por meio desta interação,
observamos que é muito Importante esta experiência para o autoconhecimento e
para o desenvolvimento Da capacidade de se relacionar com o outro. É por meio
deste momento que a Criança poderá progressivamente aprender a compartilhar
suas vivências, Utilizar seus recursos pessoais para enfrentar situações de
conflitos, valorizar as ações de cooperação e solidariedade e desenvolver
atitudes de ajuda e colaboração em relação ao outro.
1. Adaptação
1.3. Comente o nível de relação entre o projeto pedagógico da
escola e o
Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Comente
os principais Pontos de concordância e discordância entre ambos.
Projeto Político Pedagógico X
Referencial Curricular Nacional
Antigamente, acontecia que, se a estrutura planejada no inicio do
ano À que foi estabelecida no projeto político pedagógico da escola Estivesse
sendo rigorosamente obedecida, significava que o plano Curricular estava sendo
bem formado e coerentemente respeitado Em suas determinações. Hoje, existem
novas teorias de currículo Escolar que nos são apresentados como recursos. O
currículo Escolar atual não é o mesmo de antes, mas o currículo escolar se Forma
a parti das necessidades de cada escola e de cada aluno.
As crianças antes mesmo de entrar na escola, já possui uma
vivência Sócio-cultural, e a tarefa do educador são de manipular
pedagogicamente Esta vivencia. Desse modo, o que se conclui e que, há uma
manifestação a favor De uma educação voltada para o respeito e que valide
saberes popular
Como parte integrante de conteúdos significativos para a formação
do currículo escolar das crianças das series iniciais.O Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil é uma Proposta pedagógica que vem contemplar
nossas expectativas Com relação à cultura. Como se percebe, o Referencial
Curricular Nacional, mesmo sem fazer referencia direta a expressão currículo Escolar,
sugere que as atividades escolares e as questões de Individualidade seja
considerada com objetivos específicos Dentre os quais a promoção das
capacidades afetivas, emocionais, Sociais e cognitivas da criança. A proposta
de ensino que orienta as pratica Pedagógica dos docentes traz explicitada que o
foco central da Educação Infantil É a formação de cidadãos críticos autônomos,
atuantes, preocupados Com as causas humanitárias e ambientais, portanto a
Educação Infantil Segue os preceitos gerais da Educação escolar e desenvolver
seu Projeto Político Pedagógico de forma ampla. No RCN para a Educação Infantil
os aspectos emocionais e afetivos É tão relevante, quanto o cognitivo, em
decorrência disso entende-se que Devem existir vínculos estreitos entre razão e
emoção para que o desenvolvimento infantil não seja comprometido.Nesta
perspectiva o Referencial Curricular Nacional é um guia de orientação que serve
de base para os profissionais do sistema de ensino, tenham base para a
elaboração de projetos educativos singulares e diversos.O Projeto Político
Pedagógico busca uma direção e é uma ação intencional, com um sentido explicito,
com um compromisso e definição coletiva. Já o Referencial aponta metas de
qualidade a serem seguidos, visando à integração da identidade da criança,
objetivando a socialização das etapas educacionais.
2. Alfabetização
2.1. Conhecendo o projeto pedagógico da escola para as series de
alfabetização Identifique se na instituição de ensino em que você esta
visitando alfabetização é concebida como instrumento integrador nos projetos e
como ferramenta de Interpretação e apreensão do mundo. Elabore um comentário
acerca da situação Real observado:
Mediante a visita, observei que nesta instituição de ensino o
projeto pedagógico
Tem uma importância extraordinária, é um fator primordial e
fundamental
dentro do Ensino e aprendizagem do aluno. A equipe de professores,
juntamente com ages tora E coordenadora da escola, questionam sempre em
empregar o Maximo todas as idéias De melhorias e enriquecimento para a evolução
de todas as crianças. Procuram sempre em trabalhar no processo de resolver
problemas de natureza lógica, Compreendendo de que forma a escrita alfabética
em português representa a linguagem Para que possam escrever e ler por si
mesmos, e com isso tornar capaz a criança de ler E escrever. E ler significa a
essa equipe de educadores, mais do que apenas decodificar Símbolos é sentido
significativo, ao que os olhos acompanharam e o cérebro decifra, Ou seja, é
saber para quem está lendo e levantar conhecimento prévio acerca do texto Que
será lido.
2.
Alfabetização
2.2. Identifique se a proposta de atividades da escola especifica
para os alunos
Em processo de alfabetização, promovem de forma positiva a
interação e a comunicação Entre as crianças;
-Identificar qual é a atividade;
-Quando ela ocorre;
-O que a criança aprende;
-Analise do aluno se a atividade identificada promove de forma
positiva a integração E comunicação entre as crianças.
(A)-As atividades são realizadas através de leitura diária de
ditado, através do dialogo Aberto com as crianças sobre a leitura, com leitura
ilustrada, redação, interpretação de Texto com exposição de trabalhos, poesia,
etc.
b) Os projetos são realizados semanais, por isso diariamente estão
trabalhando com a leitura e a escrita dentro da sala de aula, é uma forma de
interação direta com a criança.
c) o aprendizado da criança fica cada vez mais fácil e rápido,
porque a escola veste verdadeiramente a camisa e se empenha o Maximo para que o
aprendizado
Da criança se evolua.
d) Quase sempre e analisado esse tipo de atividade de forma
positiva, porque além do interesse dos professores, a evolução dos alunos, a
escola também procura trazer sempre que possível a participação da família na
escola.
2. Alfabetização
2.3. Considerando que a musica é uma linguagem expressiva muito
importante e deve ser incentivada desde as séries iniciais. Indique de que
forma a escola vem trabalhando o desenvolvimento musical de seus alunos:
“... Ta na hora de merendar
Ta na hora de merendar
Vamos comer bem devagar
Vamos comer bem devagar
Papel e toalha não se jogam no chão
“Porque e falta de educação...”
A escola trabalha a musicalidade com as crianças desde a entrada,
recreio e atividades em classe. Na entrada é desenvolvido o momento cívico,
onde as crianças cantam o hino nacional, o hino do Pará ou o hino do Estudante.
Nas aulas de Educação Religiosa é trabalhado este lado com mais freqüência,
permitindo a criança a desenvolver o seu potencial e trabalhar o seu lado
emocional e a afetividade de uma forma mais abrangente.
A letra desta musica nos passa uma mensagem muito educativa,
primeiro nos chama a atenção para o horário do lanche, pois sabemos que é
preciso nos alimentar no horário certo, sabe-se também que é preciso mastigar
bem os alimentos para que haja uma boa digestão, não devendo assim comer os
alimentos com pressa. E por ultimo, nos ensina a sermos bem educados, nos
auxiliando e mostrando que não se deve sujar o lugar onde estamos que lixo se
joga no lixo, enfatizando assim a educação ambiental que todo cidadão deve ter
e manter para haver uma vida saudável.
2. Alfabetização
2.4. Elabore um relato das
atividades de exploração das Artes Visuais trabalhadas na escola. É trabalhado
na praticidade e dentro das propostas de atividades vigentes do projeto e tem
como finalidade principal, o desenvolvimento do aluno como pessoa e como
cidadão consciente que vive, participa e interfere na sociedade e dela recebe
benefícios e influencias através das Artes que visualiza e manuseia. Neste
aspecto, as questões ou atividades desenvolvidas, são sempre praticas,
objetivas e muitas vezes, trazendo desafios
para a criança nesta idade de curiosidade,onde ela mesma pratica com os
outros a socialização dos recursos propostos inseridos na Arte visual.
3. Natureza e Sociedade
3.1. A observação e exploração de seu meio natural e social são
importantes para a criança reconhecer-se como integrante de um grupo social,
inserida em um ambiente. De que forma a escola atua neste aspecto? É
fundamental o relacionamento da criança dentro do convívio social e com o meio
ambiente, pois todo o ser humano precisa viver em sociedade e em contato direto
com a natureza, até porque é essencial para a nossa saúde, pois é a
contaminação do meio ambiente traz danos desastrosos à sociedade. A escola atua
nesse aspecto através da conscientização que ela procura fazer dentro da sala
de aula, ou fora da escola. É o seu papel principal é preparar os alunos para a
vida, para a sociedade e para o mundo, ou seja, procura sempre repassar a
crianças os valores, a importância e o verdadeiro significado da palavra
cidadania, respeito, direitos e deveres que cada pessoa, que cada criança tem e
que precisam ser respeitados e valorizados.
4.
Matemática
4.1. Identificando o processo de construção dos conceitos
matemáticos desenvolvidos pelos alunos da escola visitada, observe até que ponto
estes conceitos são trabalhados a partir de situações do cotidiano das
crianças.
Descreva como a escola trabalha os conceitos matemáticos.
A partir do momento que a escola percebe a dificuldade do
cotidiano das crianças destro da sala de aula, imediatamente a coordenação
juntamente com os professores sentar e procurar resolver da melhor forma
possível a dificuldade do aluno. E a partir de então, que e detectado a
deficiência do aluno, as professoras procuram criar métodos e meios para suprir
essa dificuldade, mesmo com o pouco recurso e a carência de material que a
escola oferece, mesmo assim, procuram sanar esses problemas da melhor maneira.
E em se tratando do processo de construção dos conceitos matemáticos as
professores desenvolvem os seus trabalhos de uma maneira simples, humilde e com
bastante seriedade e responsabilidade, ou seja, quando elas percebem a grande
dificuldade do aluno, elas dão uma pausa mais na sua aula, vão mais devagar em
suas explicações e não saem de um assunto, enquanto não perceberem que
realmente a criança aprendeu o assunto repassado, além também de suas
criatividades, tais como: criações de jogos, como, bingo, tabuada no baralho,
domino, boliche nas garrafas de refrigerantes, Sab atinha, ou seja, aula de
tabuada e procuram também sempre trabalhar muito em cima das quatro operações,
e ate mesmo trabalham com redação sobre o assunto dado no dia-a-dia. Então,
através de processo, desse meio a escola procura encontrar soluções para toda a
qualquer dificuldades do aluno.
4. Matemática
4.2. Observe e emita um comentário acerca do conhecimento ou não
que o professor tem do Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil, bem como de outros materiais de referencia para a prática de sala de
aula.
O comentário a ser feito a esse aspecto é que nem sempre o
professores tens acesso sobre o Parâmetro Curricular Nacional, porque a
secretaria de Educação do município não repassa as escolas e quando isso
acontece infelizmente, observa-se que o hábito de leitura entre os educadores torna-se
escasso e precário o trabalho que se visualiza dentro da sala de aula são com
livros, revistas, jornais e outros, e também trabalham muito em cima da revista
Escola, e através desses recursos procuram de uma maneira bem simples, mas com
bastante boa vontade, repassar um bom conhecimento dentro do ensino e
aprendizado do aluno.
5. A alfabetização como
recurso de integração dos conteúdos dos projetos.
5.1. A escola tem conseguido integrar de forma coerente todos os
conteúdos constantes nos projetos trabalhados?
Na medida do possível a escola tenta repassar todos os conteúdos
inseridos nos projetos pedagógicos. Os projetos são geralmente estimados para a
duração de uma semana, ou até mesmo quinze dias no máximo, depende muito com
que a escola pretende trabalhar com os alunos na sala de aula. Os projetos são
montados geralmente em conjunto e de comum acorde com todos os professores,
coordenação e gestão escolar. A cada projeto montado tem como objetivo e
finalidade detectar e visualizar todas as dificuldades encontradas em sala de
aula e a partir de então, tentar alcançar e almejar sucesso no aprendizado do
aluno, principalmente dentro da leitura e da escrita, que é a meta principal
dos projetos elaborados.
CONCLUSÃO
Neste
trabalho de estagio supervisionado, foi observado o trabalho da escola em
referencia aos alunos e principalmente o papel do professor como educador
pesquisador e dinâmico. A escola trabalha com base em projetos, que são aceitos
e colocado em pratica pelos demais profissionais da educação, visando sempre o
bem estar e o aprendizado do aluno e seu desenvolvimento como futuro cidadão.
Os professores com muita boa vontade e carinho para com os alunos, estão sempre
em busca de novos conhecimentos para poder repassar para os mesmos. Eles estão
sempre inovando e usando de estratégias pedagógicas para que os alunos estejam
motivados a praticar a leitura e a desenvolver o seu potencial e criatividade,
tornado assim, criança critica e responsáveis, conhecedoras de seus direitos e
deveres, e com isso tornando e promovendo a interação e integração entre
alunos, professores e coordenador, abrangendo assim toda comunidade escolar e
alcançando as famílias dos alunos que estão inseridos neste processo.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CEIFMBA-Margarida Bruno de
Avelar
Diretora: Leci Barata
Internet: RCN/PPP
(pesquisa realizada)
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